BCE eleva juros em 75 pontos-base, como esperado, diante de inflação recorde
Presidente do BCE diz que juros podem subir além da normalização
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu elevar seus juros básicos em 75 pontos-base nesta quinta-feira, após concluir reunião de política monetária, em mais uma tentativa de conter a persistente inflação recorde na zona do euro.
Segundo comunicado, o BCE aumentou sua taxa de refinanciamento de 1,25% para 2,00%, a de depósitos de 0,75% para 1,50% e a de empréstimos de 1,50% a 2,25%. A decisão veio em linha com a expectativa de analistas.
Em setembro, a taxa anual de inflação ao consumidor da zona do euro atingiu patamar recorde de 9,9%, ainda impulsionada pelo choque dos preços de energia deflagrado pela guerra da Rússia na Ucrânia. Desde julho, o BCE, que busca inflação constante de 2% no médio prazo, já aumentou seus juros em dois pontos porcentuais.
Presidente do BCE fala em possibilidade juros subirem além de normalização
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que os juros podem ter que subir além da normalização monetária. Em coletiva de imprensa que seguiu a decisão do BC de elevar juros em 75 pontos-base, a banqueira central destacou que a instituição não completou a normalização e "ainda há terreno a cobrir". "Temos que focar no nosso mandato que é garantir a estabilidade de preços."
Com relação aos próximos passos do BC do bloco comum, Christine Lagarde comentou que o "destino final é juro que entregue inflação na meta a médio prazo. Manteremos abordagem de decidir a cada reunião, forward guidance não ajuda agora", adiantou./Agência Estado.
Leia mais: