Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsas da Europa
Economia

Pontuação climática: BCE desenvolve regras para ‘descarbonização’ de títulos

Banco Central europeu cria ‘pontuação climática’ com objetivo de reduzir risco financeiro relacionada ao clima

Data de publicação:19/09/2022 às 21:39 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou nesta segunda-feira, 19, mais detalhes sobre como pretende descarbonizar gradualmente as detenções de obrigações de empresas nas suas carteiras de política monetária, em um caminho alinhado com os compromissos do Acordo de Paris.

Um dos objetivos é reduzir a exposição do Eurosistema ao risco financeiro relacionado ao clima. Isto ocorre na sequência da decisão do Conselho do BCE de julho de 2022 de dedicar as compras de obrigações corporativas do Eurosistema para emitentes com melhor desempenho climático.

bce
BCE cria pontuação climática a fim de evitar risco financeiro de clima / Foto: Reprodução

Além disso, essas medidas apoiam a transição ecológica da economia em consonância com a meta de emissão líquida zero de gases de efeito estufa da União Europeia. A pontuação global do clima que será usada terá como base uma série de fatores, como emissões, ambição climática e disponibilidade de verificação das informações.

O primeiro item, por exemplo, analisa o desempenho das empresas em comparação com seus pares em um setor específico, bem como em comparação com todos os emissores de títulos elegíveis. Aqueles com melhor desempenho recebem uma pontuação melhor.

Pontuação climática do BCE

O Eurosistema utilizará a pontuação climática para ajustar as suas ofertas no mercado primário para favorecer os emitentes com um melhor desempenho neste quesito e para impor limites de maturidade às obrigações de emitentes com pontuação inferior.

O BCE começará a publicar informações relacionadas ao clima sobre suas detenções de títulos corporativos a partir do primeiro trimestre de 2023 e informará regularmente sobre os progressos./AGÊNCIA ESTADO

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados