BC publica regulamento do projeto-piloto do Real Digital
10 instituições financeiras serão convidadas a participar em conjunto com os técnicos do Banco Central de nova rodada de discussões e testes da moeda virtual
O Banco Central divulgou resolução com normas e procedimentos do projeto-piloto que cria a moeda digital do País, o Real Digital. Ao mesmo tempo, formou um comitê que vai cuidar da governança e execução dos trabalhos do projeto.
Já foram realizados os primeiros testes em plataforma que vai operar a moeda, e o BC vem discutindo com entidades representativas do Sistema de Pagamentos Brasileiro e outras agências reguladoras para definir as diretrizes de funcionamento do sistema virtual dentro do projeto-piloto.
Em nova rodada de discussões e testes, 10 instituições financeiras serão convidadas a participar em conjunto com os técnicos do Banco Central. Entre os dias 2 e 12 de maio, o comitê do BC vai receber as propostas de entidades interessadas em fazer parte do piloto, e adesão será formalizada e feita exclusivamente pelo endereço de e-mail piloto.rd@bcb.gov.br
“Poderão participar do projeto-piloto instituições autorizadas a funcionar pelo BC que tenham necessariamente a capacidade de testar, com base em seu correspondente modelo de negócios, transações de emissão, de resgate ou de transferência dos ativos financeiros, bem como de executar a simulação dos fluxos financeiros decorrentes de eventos de negociação, quando aplicável ao ativo financeiro sujeito ao teste”, diz o comunicado do Banco Central.
O BC ainda informa que cada participante selecionado designará um representante técnico para gerenciar sua equipe técnica e conduzir os entendimentos necessários ao desenvolvimento do projeto.
Transparência
Durante a condução do projeto piloto será criado um fórum para troca de informações e orientação das expectativas em relação ao desenvolvimento dessa plataforma e dos testes propostos. Esse canal de comunicação do corpo técnico do BC com as entidades representativas dos setores envolvidos permitirá ainda a discussão do estabelecimento de estratégias negociais e de desenvolvimento que sejam mais adequadas às necessidades de mercado.