Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Balanços comerciais
Empresa

BoFa, Citigroup, BlackRock e Delta Airlines divulgam seus balanços nesta quarta; veja o que esperar dessas empresas

Setor financeiro deve vir com dados positivos, já a aérea deve ter números ainda no vermelho

Data de publicação:14/07/2021 às 05:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Na sequência da safra de balanços comerciais do segundo trimestre nos Estados Unidos, as atenções do mercado estarão voltadas, principalmente, à divulgação dos resultados do Bank Of America (BofA), Citigroup, BlackRock e Delta Airlines, que saem nesta terça-feira, 14.

Num cenário de retomada da economia americana, com novos incentivos financeiros do governo para empresas e população, as expectativas são de resultados positivos para o setor bancário. Uma espécie de termômetro das atividades econômicas. No entanto, especialistas alertam que o crescimento pode não ser tão expressivo quanto em outros momentos do país.

Balanços comerciais
Especialistas esperam por um aumento mais expressivo no lucro dessas empresas a médio e longo prazo

De acordo com Alexandre Almeida, economista da CM Capital, a divulgação dos resultados dos bancos americanos é "bem importante e significativa porque esses dados se misturam com a política monetária do EUA". Ele considera que os números do setor para o segundo trimestre desse ano deverão ser positivos em comparação ao mesmo período de 2020. Mas isso devido à uma base de comparação bem inferior provocada pela pandemia da covid-19, com forte redução no consumo e dos empréstimos para a população.

Embora positivos, os resultados devem apresentar uma desaceleração em relação ao trimestre anterior. Almeida explica que mesmo que a economia esteja se recuperando, a perspectiva de aumento antecipado das taxas de juro, já sinalizado pelo banco central americano (FED), deixa as pessoas mais receosas, mais cautelosas, evitando o endividamento. Dessa forma, a concessão de crédito tende a andar mais lentamente, no médio e longo prazo.

Segundo o economista, o que vai impulsionar os resultados a serem divulgados nesta terça-feira é o setor de fusões e aquisições, que se mostrou bastante aquecido ao longo do primeiro semestre de 2021.

Incentivos do governo

Os incentivos financeiros concedidos pelo governo à população, dentro dos pacotes emergenciais para fazer frente aos efeitos da pandemia, já deverão trazer reflexos para os balanços comerciais desse trimestre, principalmente na carteira de crédito imobiliário.

A taxa de juros em patamares um tanto rasos estimulou o mercado imobiliário, que vive um período aquecido, com muitos empreendimentos em andamento e outros a caminho, movimentando vários setores da economia. "Esse aquecimento traz uma perspectiva positiva, porque é sintoma de uma recuperação econômica um pouco mais sustentada", afirma Almeida.

A movimentação no setor imobiliário respinga nos bancos, no crescimento de suas carteiras de crédito imobiliário, as hipotecas. Pelo menos essa é a perspectiva para o BofA, o Citigroup - maior empresa do ramo de serviços financeiros do mundo. Já a BlackRock, maior gestora de investimentos, poderá ver reflexos do setor em seus fundos imobiliários.

Balanços comerciais das aéreas

As companhias aéreas fazem parte de um dos setores mais afetados pelas restrições de mobilidade trazidas pela pandemia, mas o setor mostra sinais de recuperação com o avanço da vacinação no país.

O economista da CM Capital relembra que, no último payroll, o setor hoteleiro apresentou um bom crescimento. Resultado que está relacionado às companhias aéreas, responsável em grande parte pelo deslocamento dos turistas.

Além disso, a maioria dos voos realizada pelas aéreas americanas é doméstica, condição beneficiada pelo processo mais acelerado de imunização entre os americanos. Essa perspectiva, segundo Almeida, traz uma dose de otimismo para o setor.

No entanto, vale observar que muitos países ainda vivem picos altos da covid-19, sem falar das variantes da doença surgindo em várias partes do mundo. Contexto que poderá justificar números ainda negativos no balanço do segundo trimestre da Delta Airlines.

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados