Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa
Mercado Financeiro

B3 lança portal sobre ETFs em parceria com empresas do mercado financeiro

O lançamento da B3 com outras seis instituições do mercado traz um site com conteúdos educacionais sobre ETFs para os investidores

Data de publicação:24/08/2021 às 12:47 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Em parceria com a BlackRock, Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Capital e XP, a B3, Bolsa de Valores brasileira, lançou nesta terça-feira, 24, um novo portal exclusivo sobre ETFs (fundos negociados em bolsa, na tradução). O projeto traz um site com conteúdos educacionais voltados para os diversos níveis de investidores, do iniciante ao avançado.

Foto: B3/Divulgação etfs
Sede da B3 em São Paulo | Foto: Divulgação

Os ETFs são fundos de índices, ou seja, buscam acompanhar algum índice de referência dentre as diferentes opções presentes no mercado nacional e internacional. Especialistas consideram o produto uma forma mais rápida e eficaz na hora de diversificar a carteira de investimentos, estimulando e facilitando a exposição do investidor a diversos setores da economia, moedas e mercados de outros países.

De acordo com a B3, o objetivo da iniciativa é ampliar o conhecimento e oferecer suporte à educação sobre o produto entre os investidores. A instituição destaca que os conteúdos disponíveis no portal vão desde dicas de como escolher uma corretora, até uma ferramenta de comparação na hora de escolher um ativo.

Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3, considera que o crescimento no número de listagem e procura por esses ativos evidenciou a necessidade do mercado em ter uma ferramenta "simples de busca e comparação das diferentes características de cada ETF".

Dados da Bolsa de Valores brasileira mostram que, só no primeiro semestre de 2021, o número de investidores brasileiros em ETFs saltou de 242 mil para mais de 440 mil investidores. Esse valor representa um crescimento de 83%, com um volume financeiro médio diário de R$ 1,4 bilhão neste ano.

Para Roberta Antunes, Chief of Growth da Hashdex , "o crescimento recente do mercado de ETFs no Brasil, mostra a demanda por produtos diversificados e líquidos negociados em um ambiente seguro e regulado como a bolsa." Entretanto, a especialistas destaca ainda que, apesar desse crescimento recente, a presença desses produtos no mercado brasileiro ainda está longe dos níveis percebidos em mercados mais maduros, como nos EUA.

Sobre o autor
Bruna Miato
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados