Mercado Financeiro

Atos golpistas podem pesar no mercado no curto prazo, diz Julius Baer

As manifestações violentas de domingo no Brasil estão causando incerteza mundo afora após os resultados das eleições e consequente transição de governo.

Data de publicação:09/01/2023 às 12:48 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Os atos golpistas de domingo, 8, no Brasil estão causando incerteza mundo afora, desde que surgiram manifestações não pacíficas após os resultados das eleições e consequente transição de governo

Nenad Dinic, estrategista de ações do Julius Baer, não descarta a possibilidade de que novos protestos possam pesar no mercado no curto prazo, mas o foco dos investidores continua nas questões macroeconômicas, especialmente na formação do novo quadro fiscal do Brasil, que pode ser esperado para os próximos meses, de acordo com ele.

Atos golpistas podem pesar no mercado no curto prazo, diz Julius Baer | Foto: Reprodução

Na véspera, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram prédios na capital do País, incluindo o palácio presidencial, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Nos últimos meses, desde o resultado da eleição presidencial no final de outubro, surgiram sinais de que a transição do novo governo não seria pacífica. 

O país testemunhou bloqueios de rodovias federais para conter a economia, acampamentos foram montados em frente a bases do Exército brasileiro para incitar as Forças Armadas a dar um golpe de Estado, foram feitas tentativas de invasão do quartel-general da Polícia Federal em Brasília e, mais recentemente, na véspera de Natal, uma bomba foi plantada no Aeroporto Internacional de Brasília. 

Os últimos fluxos de ações mostram que os investidores estrangeiros continuam mais otimistas em relação ao mercado brasileiro do que os investidores locais, pois os estrangeiros aumentaram suas posições acionárias, enquanto os locais permaneceram vendedores líquidos e reduziram sua exposição. 

“Dada a forte cobertura da mídia internacional sobre os tumultos, esperamos que os investidores estrangeiros reduzam um pouco seu otimismo. Aguardamos mais sinais de que o governo conseguirá acalmar as preocupações fiscais do mercado, o que pode levar as ações brasileiras a ganhar impulso positivo devido a valorizações e dividendos atraentes, uma perspectiva de ganhos melhorada com a reabertura da China e um pico no dólar americano”, diz o Julius Baer.

Longo prazo

Apesar dos atos golpistas de grupos radicais em Brasília no último domingo terem implicações principalmente políticas, os eventos podem trazer risco de longo prazo para os ativos financeiros do Brasil. A avaliação é do economista-chefe de economias emergentes da Capital Economics, William Jackson.

"Os distúrbios podem resultar em um risco duradouro sobre os ativos financeiros do País, especialmente se levarem o presidente Lula a dobrar sua agenda econômica", pontua Jackson em relatório.

"O risco do ponto de vista econômico é que essa ameaça leve Lula a abraçar as partes mais esquerdistas de sua agenda (mais gastos com a previdência social, maior papel do Estado na economia e redução do papel das forças no mercado), em vez de buscar um compromisso com seus oponentes políticos", avalia.

De acordo com o economista-chefe da Capital Economics, embora não sejam diretamente comparáveis, outros eventos podem ajudar a avaliar o impacto do risco político mais alto nos mercados financeiros do Brasil.

Por exemplo, a Bolsa de Valores caiu pouco mais de 5% e a moeda mais de 2% (em relação ao dólar), nos dias seguintes aos protestos desencadeados pelo aumento da passagem de ônibus, em junho de 2013.

Na avaliação do economista, as implicações econômicas para o País ainda dependem de alguns fatores, como a possibilidade de novos eventos do tipo no Brasil. / Com Agência Estado.

Leia mais:

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!