Economia

Entenda os fatores que influenciaram as maiores altas e as maiores quedas do Ibovespa nesta segunda-feira, dia 12.

5 Maiores Altas

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) +9,79%

A varejista acumula valorização há algum tempo desde a cisão com a rede de atacarejo Assaí. A separação das companhias causou queda brusca nos papéis do GPA. O movimento atual é a correção da perda excessiva de valor.

Ação de Pão de Açúcar havia caído muito em relação ao potencial de crescimento da empresa, por isso subiu bem no pregão de hoje

Braskem (BRKM5) +7,82

Alta da Braskem, um dos destaques da Bovespa em 2021, está associada ao aumento da demanda por insumos petroquímicos na retomada da economia. Somou-se a este fator, a notícia de que a construtora Odebrecht venderá sua participação na empresa e de que a Petrobras pode fazer o mesmo em breve.

Minerva Foods (BEEF3) +2,87%

Esta segunda-feira, 12, foi o último dia para compras da dos papéis da Minerva Foods com garantia de pagamentos de dividendos. Quem adquiriu ações da companhia até a data tem direito a remuneração de R$ 0,73 por ação, um yield de mais de 6,5%.

JBS (JBSS3) + 2,87%

Sem nenhum estímulo específico, a valorização da empresa de frigoríficos seguiu a alta das commodities e dos preços de proteína animal no exterior.

Petrobrás Distribuidora (BRDT3) +2,65%

Também seguiu o movimento de valorização das commodities no mercado internacional e foi favorecida por acordo com a União, que estabelece as participações em cada contrato e o valor de compensação no caso de licitação dos volumes excedentes da Cessão Onerosa nos campos de Sépia e Atapu; e decisão do Cade, que aprovou sua aquisição da participação de 51% da Petrobras na Eólica Mangue Seco 2 pelo FIP Pirineus.

5 Maiores Baixas

Eletrobrás (ELET6) – 2,84%

Sem novidades a respeito de projeto de privatização da companhia, valor dos papéis recuou sem razão aparente além de movimento de mercado.

Azul SA (AZUL4) -2,54%

A empresa vem de período de altas, o que estimulou parte dos acionistas a realizarem lucros por meio de venda dos papéis da companhia aérea.

Centrais Elétricas Brasileiras (ELET3) -2%

Assim como ELET6, a desvalorização não tem motivos aparentes além de movimentos naturais de mercado.

brMalls (BRML3) - 1,31%

A queda se deveu à correção de preços promovida pelo mercado dos papéis da rede de shoppings, que registraram altas na semana passada.

Lojas Renner (LREN3) -1,04%

As ações da Renner, que também tiveram altas na semana passada, passaram por uma correção de preço, com vendas para realização de lucros por parte de acionistas.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Economia
Mercado Financeiro
Veja mais Ver mais