Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Empresa

Ações da Mosaico disparam mais de 16% com a compra da empresa pelo Banco Pan

A operação, cujo valor não foi revelado, será realizada via troca de ações

Data de publicação:04/10/2021 às 11:35 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O Banco Pan anunciou a incorporação da Mosaico, dona do Buscapé, Bondfaro e Zoom. A notícia fez com que as ações da empresa de e-commerce disparassem na Bolsa nesta segunda-feira, 4.

Às 11h05, seus papéis avançavam 16,16%. Já os do banco iniciaram o dia com alta de mais de 3%, porém viraram o sinal e trafegam em queda de mais de 1,2%.

Foto: Reprodução
Dona das marcas Buscapé, Bondfaro e Zoom, Mosaico é comprada pelo banco Pan e suas ações disparam mais de 16% na Bolsa - Foto: Reprodução

A operação, cujo valor não foi revelado, será realizada via troca de ações. O Pan é controlado pelo BTG Pactual.com o negócio, ambos pretendem complementar oferta de serviços aos 12,4 milhões de clientes do Pan e aos 22 milhões de usuários mensais das plataformas da Mosaico

Os acionistas da Mosaico se tornarão executivos do Pan, sendo que um deles irá ao conselho de administração. Todos terão lock-up (trava de venda) das ações recebidas por prazos de 18, 24 e 30 meses (1/3 em cada data).

GMV parrudo

O novo marketplace nasce com R$ 4,2 bilhões de GMV (volume bruto de mercadorias, da sigla em inglês) por ano, em uma plataforma proprietária com ferramentas como cashback sobre o melhor preço, alerta de preços, conteúdo de especialistas, comparador de preços em 112 milhões de ofertas, 400 lojas integradas e buy now pay later (compre agora, pague depois, na tradução livre para o português) operacional que será escalado com crédito do Pan.

Somado a isso, será lançado um cartão de crédito exclusivo, com cashback, e haverá integração com a plataforma Mobiauto (recém adquirida pelo Pan) ampliando a gama de produtos oferecidos e fortalecendo o ecossistema de veículos do grupo.

"Sempre tivemos muita admiração pela Mosaico, por seu propósito e pela habilidade empreendedora de seus controladores. Temos convicção de que juntos podemos construir algo muito maior", afirma Carlos Eduardo Guimarães, diretor presidente do Pan, em comunicado.

"O negócio de banking tem uma recorrência natural muito grande, (essencial) no comércio eletrônico", diz Guilherme Pacheco, cofundador e presidente do conselho de administração da Mosaico, em comunicado. "Ao nos juntarmos ao Pan, (traremos) esse consumidor dentro do ecossistema que estamos criando."

O que pensa o mercado

De acordo com um relatório da XP Investimentos sobre o assunto, do lado da Mosaico os analistas da casa visualizam como principal benefício obtido com a operação a oportunidade de venda cruzada com a base de clientes do Banco Pan, uma vez que este irá direcionar seus clientes para os sites da Mosaico ao incorporar o marketplace da companhia em seu aplicativo.

"No segundo trimestre deste ano, a companhia acumulava 12,4 milhões de clientes versus a média mensal de 21,9 milhões visitantes únicos da Mosaico. A companhia já tinha feito um movimento semelhante com o BTG em janeiro deste ano", apontam os analistas da XP.

Além disso, movimento reforça a oferta financeira da Mosaico, um braço visto pela XP como bastante estratégico para empresas vinculadas ao setor de varejo.

Em relação aos retornos positivos para o Banco Pan, a XP destaca que a aquisição acelera sua estratégia de criação do seu próprio marketplace, adiciona um time robusto de tecnologia, além de acessar a base de clientes da Mosaico com ofertas de produtos do banco, como créditos e seguros. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados