Empresa

O Itaú BBA rebaixou suas recomendações das ações da Mosaico de outperform – acima das expectativas – para marketperform – em linha com a média do mercado. A notícia impactou no desempenho das ações da empresa nesta quarta-feira, 25. Às 14h09, os papéis caíam 4,09% no pregão da B3.

Foto: Reprodução
Ações da companhia caíram mais de 4% com a notícia sobre o rebaixamento das recomendações dos papéis da companhia pelo Itaú BBA - Foto: Reprodução

Segundo relatório da casa de análises, os últimos resultados trimestrais foram uma surpresa negativa, apontando não somente uma fraqueza transitória, mas sinalizando uma deterioração preocupante nas perspectivas de crescimento.

Para analisar essa premissa, os analistas do Itaú BBA levaram em conta o desempenho recente da Mosaico, com base em uma avaliação detalhada do tráfego do site, uso de aplicativos e leads (possíveis clientes) para as lojas online.

“A recente desaceleração da empresa não afeta negativamente nossas previsões para o seu crescimento de curto prazo, mas aponta um desafio de longo prazo para o negócio de comparação de preços”, destacou a casa no documento.

Dados e clientes

No relatório, o Itaú BBA destacou ainda que o tráfego do site e os dados do aplicativo revelam um avanço consistente de cashback e cupons nas despesas de plataformas de comparação de preços nos últimos 12 meses.

“Devido ao adiamento da obtenção de KPIs mais atraentes, estamos adotando uma abordagem mais cautelosa em relação ao crescimento GMV da empresa em curto e médio prazo”.

De acordo com o Itaú BBA, as ferramentas de comparação de preços estão perdendo terreno para o cashback e plataformas de comércio ligadas às redes sociais.

“Embora existam vários motivos potenciais para essa tendência, enfatizamos o progresso do canal online menos comoditizado e de baixo custo em categorias como roupas, beleza e alimentos, além da recusa de reengajamento por meio de ferramentas como personalização de ofertas”, reforça a casa.

Outro ponto levantado pela casa de análise é que a empresa está trazendo a mesma porcentagem de visitantes aos sites das lojas online, mas estes, por sua vez, estão gerando um GMV mais baixo, “o que pode indicar taxas de conversão mais baixas.

“Isso pode ser explicado pelo número crescente de opções que o consumidor tem à disposição para buscar o menor preço possível”, ressaltam os analistas.

Segundo análise do Itaú BBA, “o consumidor pode acessar o Zoom ou Buscapé para checar qual loja está oferecendo o produto desejado pelo menor preço. Então, ele pode ir para uma plataforma de cashback ou cupom para aproveitar um desconto adicional nesta loja”.

Ações

Desde o início da cobertura do Itaú BBA às ações da Mosaico, os papéis da empresa registraram queda de 52%. “A queda do preço das ações da empresa reflete não apenas reduções significativas nas estimativas de seus resultados, mas também a uma redução de classificação dos papéis”.

Além disso, os analistas reforçam que o re-rating pode ser atribuído a dois principais fatores: a deterioração mais rápida do que o esperado nas perspectivas do negócio principal da Mosaico, com os concorrentes ganhando terreno nos últimos trimestres.

“E a decepção do mercado com a resposta demorada da empresa a esse novo ambiente competitivo, com sua iniciativa de cashback ainda não totalmente implementada”, complementa o Itaú BBA.

Além de rebaixar a recomendação das ações da empresa, o Itaú BBA reduziu o preço-alvo das ações da companhia de R$ 39, em 2021, para R$ 13 em 2022.

Imagem do autor

Repórter do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais Ver mais