Open Nav Logo Mais Retorno

Xetra

O que é Xetra

Xetra é um sistema de trading completamente eletrônico. O nome é um acrônimo para Exchange Electronic Trading. Ele foi criado em 1997, está sediado em Frankfurt, na Alemanha, e é operado pelo Grupo Deutsch Börse.

Inicialmente, foi desenvolvido para ser usado na bolsa de valores de Frankfurt; porém, eventualmente, expandiu-se para várias outras bolsas de valores em diferentes países da Europa e até em outros continentes.


O Grupo Deutsch Börse

Esse grupo, além de responsável pelo Xetra, também está por trás de outros dois "canais" de trading: a Börse Frankfurt e o Tradegate Exchange. Cada um deles é mais indicado para a negociação de certos tipos de ativos e para o uso por certos perfis de investidores.

Objetivos do Xetra

O Xetra foi desenvolvido com o objetivo de tornar o mercado mais eficiente. Ele permite reduzir custos com transações financeiras, além de oferecer uma gama de funcionalidades que está sempre crescendo, pois o sistema recebe atualizações periódicas.

Utilização do Xetra

De acordo com o próprio Grupo Deutsch Börse, no Xetra é possível "comprar e vender as ações mais importantes da Alemanha e internacionais [...], além de exchange-traded funds (ETFs), exchange-traded commodities (ETCs) e exchange-traded notes (ETNs)".

A utilização do Xetra para realização de trading ocorre de segunda a sexta, das 9h00min às 17h30min.

Importância do Xetra

O Xetra foi um dos primeiros sistemas eletrônicos de trading do mundo. Na época, foi sucessor da plataforma IBIS. Hoje, ele é utilizado em mais de 90% de todas as transações na Frankfurt Stock Exchange, a bolsa de valores de Frankfurt.

Também é importante destacar que o Xetra é um dos principais responsáveis pela abertura dos mercados financeiros alemães a investimentos estrangeiros.

Além disso, conforme apontado anteriormente, atualmente o sistema é utilizado outras localidades. No total, são 18 países que o adotam. O Xetra pode ser encontrado em bolsas de valores na Irlanda, na Áustria e até mesmo em Xangai.

Bolsa de valores digital?

O que mais causa confusão em relação ao Xetra é que ele não é tratado simplesmente como um sistema para a realização de transações na bolsa. Na verdade, ele é tratado como uma verdadeira e autônoma bolsa de valores digital.

Um exemplo disso é que, em meados de 2019, foi noticiado que o Xetra "listou" sua primeira empresa de Blockchain. Listar empresas é algo que está associado às bolsas de valores; empresas listadas são aquelas que têm suas ações comercializadas em certa bolsa.

Apesar da confusão, o entendimento geral é de que ele não é uma bolsa de valores. A Börse Frankfurt e o Tradegate Exchange, que, como vimos, são outras soluções do Grupo Deutsch Börse, também não.

A rigor, somente a Frankfurt Stock Exchange é uma bolsa de valores, enquanto as soluções do Deutsch Börse são canais para negociar os ativos.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados