Última modificação em 11 de novembro de 2020

O que é VNA?

O Valor Nominal Atualizado ou VNA é um índice acumulado usado por investidores, instituições financeiras e pelo Tesouro Nacional para medir a valorização diária do indexador de um ativo.

Descreve o valor de um título, conforme declarado por seu emissor. Para ações, esse valor corresponde ao custo declarado pela empresa, conforme listado no certificado. Para empréstimos, é o montante em dinheiro pago ao detentor no vencimento. 

É divulgado diariamente pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) entidade responsável pela difusão de informações estatísticas.

Compreendendo o VNA

O VNA é o valor pago ao portador de um título na data de vencimento. Embora o valor nominal dos títulos, geralmente, não varie muito ao longo dos meses, há uma exceção: títulos indexados à inflação apresentam valor nominal ajustado pelas taxas de inflação, por períodos predeterminados.

Alguns títulos exibem alta taxa de juros, nesse caso poderá ser vendido por um valor abaixo do VNA. Por outro lado, se as taxas de juros forem baixas, o ativo poderá ser vendido por um valor acima do VNA.

Valor nominal de títulos

O valor nominal atualizado de um título corresponde a quantia paga pelo emissor ao portador do título na data de vencimento. Essa ativo, no entanto, pode ter seu lucro baseado no aumento do preço de emissão ou no valor de face, determinado no pagamento. 

Valor nominal de ações

O valor nominal das ações corresponde ao capital legal de uma empresa e ao montante que pode ser repassado aos investidores na forma de dividendos. 

Isso que dizer que os títulos que cobrem o valor nominal funcionam como uma espécie de reserva de inadimplência. No entanto, não há nenhuma regra que determine o valor que as empresas devem observar ao emitir ações.

Por exemplo, se o emissor precisa construir uma fábrica orçada em $ 2 milhões, pode precificar as ações a $ 1.000 e emitir 2.000 delas para levantar os fundos necessários. O valor das ações pode aumentar à medida que a empresa começar a lucrar ao usar o dinheiro investido na melhoria dos seus processos de negócios. 

Assim, as organizações têm uma certa margem de manobra que permite determinar valores muito baixos para a reserva. Por exemplo, o valor nominal das ações da AT&T é de $ 1 por ação ordinária, enquanto as ações da Apple Inc. têm um valor nominal de $ 0,00001.

Valor nominal x valor de mercado

O valor nominal de uma ação ou título não denota o seu valor de mercado, que é determinado com base nos princípios da oferta e da demanda — muitas vezes regido pela montante em dinheiro que os investidores estão dispostos pagar por determinado título. 

Na verdade, dependendo das condições de mercado e das ações que estão sendo vendidas, o valor de nominal, também chamado de valor de face, e o valor de mercado podem ter muito pouca correlação.

No mercado de títulos, as taxas de juros determinam se um título será vendido por um valor alto ou baixo. Os chamados títulos de cupom zero, ou aqueles em que os investidores não recebem juros, geralmente, são vendidos abaixo do valor nominal, uma vez que essa é a maneira mais rápida de um investidor obter lucro.

Termo do dia

Viés de impacto

O que é o viés de impacto? O viés de impacto é um tipo de erro no processamento das informações pelo cérebro humano, que permite que…

Veja outros termos