Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

VNA

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/11/2020 às 11:28 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é VNA?

O Valor Nominal Atualizado ou VNA é um índice acumulado usado por investidores, instituições financeiras e pelo Tesouro Nacional para medir a valorização diária do indexador de um ativo.

Descreve o valor de um título, conforme declarado por seu emissor. Para ações, esse valor corresponde ao custo declarado pela empresa, conforme listado no certificado. Para empréstimos, é o montante em dinheiro pago ao detentor no vencimento. 

É divulgado diariamente pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) entidade responsável pela difusão de informações estatísticas.

Compreendendo o VNA

O VNA é o valor pago ao portador de um título na data de vencimento. Embora o valor nominal dos títulos, geralmente, não varie muito ao longo dos meses, há uma exceção: títulos indexados à inflação apresentam valor nominal ajustado pelas taxas de inflação, por períodos predeterminados.

Alguns títulos exibem alta taxa de juros, nesse caso poderá ser vendido por um valor abaixo do VNA. Por outro lado, se as taxas de juros forem baixas, o ativo poderá ser vendido por um valor acima do VNA.

Valor nominal de títulos

O valor nominal atualizado de um título corresponde a quantia paga pelo emissor ao portador do título na data de vencimento. Essa ativo, no entanto, pode ter seu lucro baseado no aumento do preço de emissão ou no valor de face, determinado no pagamento. 

Valor nominal de ações

O valor nominal das ações corresponde ao capital legal de uma empresa e ao montante que pode ser repassado aos investidores na forma de dividendos. 

Isso que dizer que os títulos que cobrem o valor nominal funcionam como uma espécie de reserva de inadimplência. No entanto, não há nenhuma regra que determine o valor que as empresas devem observar ao emitir ações.

Por exemplo, se o emissor precisa construir uma fábrica orçada em $ 2 milhões, pode precificar as ações a $ 1.000 e emitir 2.000 delas para levantar os fundos necessários. O valor das ações pode aumentar à medida que a empresa começar a lucrar ao usar o dinheiro investido na melhoria dos seus processos de negócios. 

Assim, as organizações têm uma certa margem de manobra que permite determinar valores muito baixos para a reserva. Por exemplo, o valor nominal das ações da AT&T é de $ 1 por ação ordinária, enquanto as ações da Apple Inc. têm um valor nominal de $ 0,00001.

Valor nominal x valor de mercado

O valor nominal de uma ação ou título não denota o seu valor de mercado, que é determinado com base nos princípios da oferta e da demanda — muitas vezes regido pela montante em dinheiro que os investidores estão dispostos pagar por determinado título. 

Na verdade, dependendo das condições de mercado e das ações que estão sendo vendidas, o valor de nominal, também chamado de valor de face, e o valor de mercado podem ter muito pouca correlação.

No mercado de títulos, as taxas de juros determinam se um título será vendido por um valor alto ou baixo. Os chamados títulos de cupom zero, ou aqueles em que os investidores não recebem juros, geralmente, são vendidos abaixo do valor nominal, uma vez que essa é a maneira mais rápida de um investidor obter lucro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados