Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés de Sobrevivente

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/09/2019 às 14:42 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Viés de Sobrevivente?

O viés de sobrevivente ou viés de sobrevivência (em Inglês, survival bias ou survivorship bias) narra a propensão que uma pessoa tem de, ao analisar um fenômeno ou mercado, tomar como base de dados apenas a experiência daqueles que sobreviveram a ele, se tornando assim bem-sucedidos.

Embora a alcunha principal do sobrevivente seja uma guerra ou grande evento traumático, no caso desse viés, o sobrevivente é todo aquele que supera o fracasso.

Para tanto, vamos tomar como exemplo as companhias brasileiras. Segundo o Sebrae, 1 em cada 4 empresas criadas no Brasil fecham as portas antes de completar 2 anos de fundação. Ou seja, a cada 4 companhias, temos 1 sobrevivente.

O mais comum é que exaltemos os exitosos pelo seu feito e procuremos entender quais foram os fatores que os levaram ao sucesso.

No entanto, pouco ou nenhum interesse é dedicado aos não-sobreviventes.

Diante disso, você pode nos perguntar: “mas por que deveríamos nos atentar a elas? Eles falharam”. E a resposta é: justamente porque eles falharam.

Quando nos debruçamos sobre os sobreviventes, ávidos por uma fórmula para também sobreviver, perdemos a chance de aprender com os erros de quem não sobreviveu.

Pense bem: se uma gestão de custos que prezava por enxugar os gastos é o segredo de um componente desse primeiro grupo, por exemplo, por que um componente do segundo, executando a mesma estratégia, não se salvou?

Embora pela lógica pareça realmente inteligente estudar essa questão, poucos conseguem perceber o seu pensamento enviesado de sobrevivência e romper esse padrão mental.

Mais velho que andar para frente, já há um provérbio chinês sobre o viés de sobrevivente há muito tempo. Ele diz: “os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca”.

Qual é a relação entre o Viés de Sobrevivente e os outros vieses?

Quando se trata de vieses, nós sempre nos atentamos para pontuar que eles não são uma disjunção exclusiva - ou citando algo do dia a dia, não são um interruptor.

Isso significa que, para um atuar, não é necessário que todos os outros sejam “desligados”. Pelo contrário, os vieses se retroalimentam, por vezes causando um ao outro.

No caso do viés de sobrevivente, existem dois vieses que acreditamos ser muito importante pontuar, por sua ligação direta com eles.

O primeiro, é o viés atencional, que é a tendência que todos os seres humanos possuem de escolher no que prestar atenção de acordo com os seus aspectos emocionais.

Já o segundo é o viés de autoridade, em que, por conta de uma falha de lógica, valorizamos sobretudo as opiniões, análises e conselhos de especialistas, ainda que contrariem as nossas próprias opiniões, análises e conclusões.

Você percebe o quanto é possível que, por conta do viés de autoridade, apreciamos mais a vivência dos sobreviventes? E ávidos por seu sucesso, nem nos atentamos em quantos falharam ou no que eles podem ensinar (sobretudo, pelo viés atencional)?

Como o Viés de Sobrevivente influencia as suas finanças?

Praticamente em qualquer área em que há alguém bem-sucedido, há um viés de sobrevivente à espreita.

Se você é um empreendedor, o exemplo das companhias que temos usado ao longo deste artigo inteiro é suficiente para ilustrar como ele te afeta.

Se você é um investidor, uma boa forma de enxergá-lo no seu dia a dia é verificar como você vem aprendendo a respeito do mercado financeiro. Será que você passa boa parte do tempo apenas consumindo as fórmulas dos bem-sucedidos? Quanto você já dedicou a aprender com os erros daqueles que não obtiveram êxito? O que te torna diferente deles é apenas as estratégias dos seus gurus de investimentos?

Porque se for só isso, lembre-se que “melhor professor, o fracasso é”. E se nem o Mestre Yoda é capaz de te convencer disso, bom, não sabemos quem é.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados