Open Nav Logo Mais Retorno

Viés de Sobrevivente

O que é o Viés de Sobrevivente?

O viés de sobrevivente ou viés de sobrevivência (em Inglês, survival bias ou survivorship bias) narra a propensão que uma pessoa tem de, ao analisar um fenômeno ou mercado, tomar como base de dados apenas a experiência daqueles que sobreviveram a ele, se tornando assim bem-sucedidos.

Embora a alcunha principal do sobrevivente seja uma guerra ou grande evento traumático, no caso desse viés, o sobrevivente é todo aquele que supera o fracasso.

Para tanto, vamos tomar como exemplo as companhias brasileiras. Segundo o Sebrae, 1 em cada 4 empresas criadas no Brasil fecham as portas antes de completar 2 anos de fundação. Ou seja, a cada 4 companhias, temos 1 sobrevivente.

O mais comum é que exaltemos os exitosos pelo seu feito e procuremos entender quais foram os fatores que os levaram ao sucesso.

No entanto, pouco ou nenhum interesse é dedicado aos não-sobreviventes.

Diante disso, você pode nos perguntar: “mas por que deveríamos nos atentar a elas? Eles falharam”. E a resposta é: justamente porque eles falharam.

Quando nos debruçamos sobre os sobreviventes, ávidos por uma fórmula para também sobreviver, perdemos a chance de aprender com os erros de quem não sobreviveu.

Pense bem: se uma gestão de custos que prezava por enxugar os gastos é o segredo de um componente desse primeiro grupo, por exemplo, por que um componente do segundo, executando a mesma estratégia, não se salvou?

Embora pela lógica pareça realmente inteligente estudar essa questão, poucos conseguem perceber o seu pensamento enviesado de sobrevivência e romper esse padrão mental.

Mais velho que andar para frente, já há um provérbio chinês sobre o viés de sobrevivente há muito tempo. Ele diz: “os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca”.


Qual é a relação entre o Viés de Sobrevivente e os outros vieses?

Quando se trata de vieses, nós sempre nos atentamos para pontuar que eles não são uma disjunção exclusiva - ou citando algo do dia a dia, não são um interruptor.

Isso significa que, para um atuar, não é necessário que todos os outros sejam “desligados”. Pelo contrário, os vieses se retroalimentam, por vezes causando um ao outro.

No caso do viés de sobrevivente, existem dois vieses que acreditamos ser muito importante pontuar, por sua ligação direta com eles.

O primeiro, é o viés atencional, que é a tendência que todos os seres humanos possuem de escolher no que prestar atenção de acordo com os seus aspectos emocionais.

Já o segundo é o viés de autoridade, em que, por conta de uma falha de lógica, valorizamos sobretudo as opiniões, análises e conselhos de especialistas, ainda que contrariem as nossas próprias opiniões, análises e conclusões.

Você percebe o quanto é possível que, por conta do viés de autoridade, apreciamos mais a vivência dos sobreviventes? E ávidos por seu sucesso, nem nos atentamos em quantos falharam ou no que eles podem ensinar (sobretudo, pelo viés atencional)?

Como o Viés de Sobrevivente influencia as suas finanças?

Praticamente em qualquer área em que há alguém bem-sucedido, há um viés de sobrevivente à espreita.

Se você é um empreendedor, o exemplo das companhias que temos usado ao longo deste artigo inteiro é suficiente para ilustrar como ele te afeta.

Se você é um investidor, uma boa forma de enxergá-lo no seu dia a dia é verificar como você vem aprendendo a respeito do mercado financeiro. Será que você passa boa parte do tempo apenas consumindo as fórmulas dos bem-sucedidos? Quanto você já dedicou a aprender com os erros daqueles que não obtiveram êxito? O que te torna diferente deles é apenas as estratégias dos seus gurus de investimentos?

Porque se for só isso, lembre-se que “melhor professor, o fracasso é”. E se nem o Mestre Yoda é capaz de te convencer disso, bom, não sabemos quem é.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados