Open Nav

Viés de Seleção

O que é o viés de seleção?

Viés de seleção é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo, que se caracteriza como uma falha na seleção de informações e objetos de estudo.

Parece uma definição muito abstrata? Pois saiba que nos deparamos com o viés de seleção todos os dias, praticamente, e que por nos deixarmos levar pelo recorte da realidade que ele fornece, já tomamos muitas decisões equivocadas. Essas decisões afetam desde grandes e importantes estudos científicos até áreas mais comuns da vida - como os relacionamentos, a carreira e, é claro, as finanças.

Para começar, vamos fornecer um exemplo mais simples. Imagine que um estudo sobre a qualidade de alimentação dos brasileiros capte voluntários para a pesquisa. Por um erro na seleção, os pesquisadores não perceberam que o seu método de captação favorecia que as pessoas com altos níveis de açúcar no sangue e colesterol fossem selecionadas.

Como sabemos, essas são condições nada saudáveis altamente relacionadas com dietas irregulares. Assim, ao analisar apenas essas pessoas, os pesquisadores podem concluir: a maioria absoluta dos brasileiros come mal.

Pode ser verdade? Pode. Mas na ciência (e como veremos adiante, na vida também) o "pode" abre espaço para muitos erros e enganos.

É o caso de analisar o estilo de vida de um país inteiro selecionando apenas habitantes das grandes metrópoles. Ou ainda, o acesso ao saneamento básico em determinada cidade focando em pesquisas na área mais rica da cidade. Sem falar em levantar a percepção de preconceitos entrevistando somente (ou majoritariamente) grupos dominantes - afinal de contas, as pessoas brancas estavam obviamente mais confortáveis no Apartheid do que as pessoas negras.

Percebe como o viés de seleção pode afetar os resultados? Como, por conta de sua ação, podemos tomar como verdade absoluta uma parcela da realidade?

E se até agora só demos exemplos do viés de seleção nas pesquisas, prepare-se: no tópico a seguir vamos abordar como ele afeta diretamente a sua vida e o seu dinheiro. Vamos lá!


O que é o viés de sobrevivente e qual é a sua relação com o viés de seleção?

Todos os vieses cognitivos estão ligados de alguma maneira. Alguns reforçam outros, se unem a eles e agem em conjunto na criação de pensamentos enviesados.

Podemos dizer que o viés de seleção faz isso através de um viés mais conhecido do público em geral: o chamado viés de sobrevivente.

Por definição, o viés de sobrevivente dita que nós, seres humanos, temos a tendência a  analisar um fenômeno ou mercado, tomando como base de dados apenas a experiência daqueles que sobreviveram a ele, se tornando assim bem-sucedidos.

É o caso, por exemplo, dos empreendedores. Há grandes artigos nos jornais e sites, capas de revistas e tudo mais noticiando aqueles que ficaram milionários empreendendo. Usualmente, isso passa a mensagem de que ser rico através do empreendedorismo é fácil ou mesmo sorte, a despeito dos dados - segundo o Sebrae, 1 em cada 4 empresas criadas no Brasil fecham as portas antes de completar 2 anos de fundação.

Como não se fala dos que tentaram e fracassaram com frequência, muito menos se aprende com os erros deles, há uma verdadeira distorção da realidade.

O mesmo se dá com investidores. A maioria passa horas pesquisando sobre aqueles que se tornaram milionários do dia para noite na Bolsa de Valores, por exemplo, um afinco que não se vê na tentativa de entender o porquê de tantas pessoas fracassarem e saírem no prejuízo todos os dias.

Como a seleção já é enviesada, os resultados também tendem a ser. Assim, mesmo que se imite os hábitos de sucesso de fulano ou de ciclano, de empresa X ou Y, as coisas continuam dando errado. Isso porque o viés de seleção o impedem de notar os hábitos de fracasso dos não-sobreviventes e, assim, evitá-los.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados