Open Nav Logo Mais Retorno

Viés de Correspondência

O que é o Viés de Correspondência?

Viés de Correspondência é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo, segundo o qual nós, seres humanos, temos a tendência mental de acreditar que as atitudes das outras pessoas são um retrato fiel de quem elas são e que não tem lá grande ligação com o seu contexto.

Um dos melhores exemplos práticos são os atrasos. Não raro, quando as pessoas se atrasam os nossos pensamentos giram em torno de como elas são desorganizadas, desrespeitosas, descompromissadas... É um show de "des" em que enumeramos como aquele atraso expõe todas as qualidades que elas não têm.

Às vezes, é mesmo verdade. Às vezes, o cidadão se atrasa em absolutamente todo e qualquer compromisso e as palavras "organização" e "planejamento" não fazem mesmo parte do seu vocabulário.

Por outro lado, nem sempre o nosso julgamento se baseia em uma verdade. Especialmente se não gostarmos dessa pessoa atrasada (tipo aquele seu colega de trabalho com quem você já tem cem pés atrás, igual uma centopeia), quando o Viés de Correspondência fica ainda mais forte.

O que é um viés?

Bom, o nome do Viés de Correspondência já dita a qual categoria de fenômeno psicológico ele pertence. Mas você sabe o que é um viés e por que ele é tão perigoso? Ainda: você sabe o porquê de termos tantos artigos aqui no Mais Retorno sobre o assunto e explicarmos tintim por tintim como ele te afeta? 

Primeiro, é porque todos estamos sujeitos aos vieses cognitivos. Todos mesmos, da sua avó querida ao sacerdote da igreja local. 

Segundo, que ele afeta diretamente as decisões que tomamos, nos fazendo acreditar em equívocos e adotar comportamentos que nos prejudicam, inclusive (mas não só) financeiramente.

Como poderíamos não falar disso, quando te impacta tanto?

Por definição, um viés cognitivo é uma falha lógica que acontece dentro do seu cérebro. Enquanto ele processa os estímulos vindos do mundo exterior (e são muitos, acredite), ele tira as suas próprias conclusões. 

Um rugido? Tem um leão por perto. Uma abertura conhecida? Eba, aquela série que a gente ama está começando.

Por vezes, ele está certo. No entanto, às vezes ele erra e nem sequer percebe. Não é como achar que o céu está magenta ou confundir um cachorro como sendo um elefante.

O buraco é mais embaixo. Na verdade, é mais como tomar como verdade algo que parece verdade, mas não é. 

Parece confuso? Pois imagine aquele colega de trabalho que citamos antes. Você já o considera um pé no saco, então nada mais comum do que acreditar que ele tem um poço de defeitos - oi, viés de confirmação! - pronto para se manifestar e incomodar você. 

Assim, se torna impossível, enquanto você julgar, cogitar que uma chuva horrível ou um trânsito atípico o tenha feito se atrasar. É óbvio que ele fez isso porque é um incompetente, irresponsável, desrespeitoso com o tempo dos outros, blá, blá, blá.

No fim, pode ter sido só a chuva mesmo, mas a verdade que você criou na sua cabeça parece tão verdade que nem você é capaz de desfazê-la ou criticá-la. E é aí que o Viés de Correspondência ganha força.

Quer saber mais sobre o Viés de Correspondência?

Outro nome muito famoso para o Viés de Correspondência é Erro Fundamental de Atribuição. Aqui no Mais Retorno já criamos um artigo completo sobre ele, em que damos mais detalhes sobre o seu funcionamento, exemplos variados (ou você achava que só de atrasos vivia esse viés?!) e até dicas de como driblar a influência dele no seu próprio comportamento. Confira! 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados