Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés da Emoção Desbotada

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/11/2019 às 20:10 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Viés da Emoção Desbotada?

Viés da Emoção Desbotada (ou, Fading Affect Bias, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo. Caracterizado como intimamente ligado à memória humana, o Viés da Emoção Desbotada indica a tendência que temos de evitar e esquecer mais facilmente as lembranças de eventos negativos, quando comparados aos positivos.

Já podemos ouvir o seu protesto. "Que história é essa? Aquela coleguinha estúpida da segunda série me chamou de feia e eu nunca mais esqueci"; "Eu vivi o término mais humilhante do mundo e até hoje lembro de todos os detalhes"; "Eu me recordo de cada palavra, ponto e vírgula que o meu chefe disse quando me demitiu".

Calma lá, que o Viés da Emoção Desbotada não é regra universal, ilimitada e intransponível, que diz que nós teremos uma amnésia generalizada quanto a tudo nos faz/fez sofrer. Se assim fosse, continuaríamos enfiando o dedo no espinho, atravessando a rua sem prestar atenção nos carros e comendo alimentos estragados - isto é, repetindo o mesmo erro uma e outra vez, até que a natureza cumprisse o seu papel e ceifaria a nossa existência.

A dor e o desconforto são mecanismos importantes de sobrevivência. Logo, o Viés da Emoção Desbotada não poderia simplesmente extingui-los, o que se trataria, na verdade, de uma patologia para lá de arriscada e desafiadora.

Como o Viés da Emoção Desbotada funciona?

Parte do funcionamento deste viés já está descrito no nome dado a ele. Isso porque é exatamente isso que ocorre com a emoção negativa (dor, raiva, tristeza, preocupação) atrelada ao evento em questão: um desbotamento.

Assim, conforme o tempo passa, mais fraca ela se torna. Enquanto isso, as emoções positivas (alegria, amor, satisfação) são superestimuladas, ao ponto de se tornarem desproporcionalmente dominantes.

É o caso, por exemplo, mais comum entre pessoas que terminaram um relacionamento amoroso recentemente. Tudo o que ela consegue lembrar, nesse momento, é de todos dias incríveis que o casal passou junto: onde foram, o que comeram, aquela piadinha interna que compartilharam. As lembranças ruins continuam existindo, mas aparecem como "a gente até brigava, mas ele(a) me fazia rir tanto".

Com o tempo, não tem jeito: a constante repetição dos momentos bons, frente à amenização dos ruins, cria uma visão distorcida do passado.

Essa dinâmica é repetida também em outros vieses, como o viés da retrospectiva e o viés de resultado, de modo que as decisões tomadas no presente passam a se amparar em percepções enviesados - e, portanto, equivocadas.

Como o Viés da Emoção Desbotada afeta a sua vida financeira?

Poucos expressam mais a ação do Viés da Emoção Desbotada do que uma pessoa falida e/ou endividada.

A começar por empreendedores, que por falta de planejamento e gestão foram obrigados a fechar o seu negócio. Não raro, eles se lembram de "como era bom ter a minha própria empresa", "eu me sentia tão feliz", "os meus funcionários eram tão bacanas" etc. Exatamente como o(a) namorado(a) abandonado(a) faz.

O grande problema aqui é que, movido por essa romantização do passado, ele se jogue de cabeça em um novo empreendimento. Isto é, sem a lembrança do estresse, da frustração e do fracasso para segurarem os seus pés no chão dessa vez.

O mesmo fazem pessoas que, diante das suas dívidas, decidem parar de gastar compulsivamente. De repente a vida perde a cor e as lembranças das compras, tão revitalizantes e alegres, não as abandona. Aquele mesmo estresse, frustração e fracasso olhando a fatura de crédito? Se perguntarem, elas não sabem nem do que se trata.

Aliás, se o viés de limitação lhes soprar no ouvido, é capaz que entrem em uma loja apenas para dar uma olhadinha ("eu não vou comprar nada, juro. Só estou levando o cartão na bolsa para o caso de uma emergência"). E como o(a) ex embuste, a fatura acaba voltando para lembrar que o passado… Bom, talvez ele não era tão cor-de-rosa assim.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados