O que é Venture Capital?

Venture Capital é o termo, em inglês, que se refere a uma espécie de fundo de investimento de risco muito utilizado para estruturas de pequeno porte (especialmente startups) que passam por um processo de expansão, crescimento ou reformulação da estrutura.

Popularmente tratado pelas iniciais (VC), esse fundo aparece com frequência como alternativa para empresas novas, mas que já apresentam um bom crescimento e precisam de um aporte financeiro para dar o próximo passo dentro da sua estratégia.

Neste caso, contar com os recursos oferecidos pelos investidores do fundo é uma solução para a aceleração do negócio, que, sendo bem sucedida, beneficia todas as partes envolvidas.


O que investidores buscam com o Venture Capital?

Importante ressaltar que, em geral, empresas que buscam o Venture Capital já são minimamente consolidadas. Isto é, apresentam uma boa carteira de clientes e um faturamento mensal aceitável. Isso é fundamental na hora de atrair interessados que buscam aplicar seu capital onde encontram bom potencial de rápido crescimento.

Além disso, ao usar do Venture Capital, os investidores vão passar a integrar o quadro societário da organização. Isso significa que o aporte financeiro é feito por representantes que virão a ser novos sócios, inclusive com participação nas tomadas de decisão e gestão empresarial. Esse é um benefício importante para a empresa: os investidores trazem conhecimento e experiência; sua colaboração não fica restrita ao capital.

Quais as vantagens de usar do Venture Capital?

Quando uma empresa recebe investimento no modelo de Venture Capital, ela passa a usufruir de algumas vantagens. As principais são:

Venture Capital é garantia de sucesso para um negócio?

Fundos de Venture Capital sempre trazem uma possibilidade de crescimento acelerado. No entanto, ao contrário do que pode parecer, essa situação não garante necessariamente o sucesso.

Existe uma tendência a avaliar os cases de sucesso, especialmente pela evolução que propiciaram em empresas de tecnologia no período recente. No entanto, esse ainda é um investimento de risco e os resultados dependem diretamente do uso correto dos recursos, assim como a receptividade desses investidores.

Alguns empreendedores não lidam bem com a divisão de poder e isso pode atrapalhar a evolução em si. É preciso, portanto, entender o momento do negócio e a real adaptação ao modelo de Venture Capital. Por outro lado, ter fundos e empreendedores experientes sempre ajudam a mitigar esses riscos.

No Brasil, os fundos de Venture Capital costumam investir cifras na casa dos milhões, variando bastante da disponibilidade do fundo interessado. Além disso, também pesa o quão interessante parece a empresa aos investidores. Quanto maior o interesse, maior o capital disponibilizado.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Informe de Rendimentos

O que é o Informe de Rendimentos? O informe de rendimentos é um dos documentos necessários para fazer a Declaração do Imposto de Renda. Ele nada…