Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Value Investor

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:31/10/2019 às 18:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Value Investor?

Value Investor é um termo em inglês que designa investidores que usam como estratégia para comprar suas ações o conceito de valor. Em português, pode-se traduzir para "investidor de valor".

É mais comum encontrar associações a esse tipo de profissional com o nome da estratégia em si, sendo portanto normal o uso do termo, também em inglês, Value Investing.

Embora parece algo um tanto subjetivo, essa é a chave dessa metodologia de muitos dos grandes investidores da Bolsa de Valores. Hoje você vai conhecer um pouco mais a respeito dessa estratégia e de como ela funciona.

Qual é o conceito de um Value Investor?

Como você já viu, um Value Investor tem um objetivo principal que é encontrar valor. Só assim esse tipo de investidor irá colocar seu dinheiro em uma empresa — e não apenas por simpatia ou algum outro sentimento em relação ao negócio em questão, embora possam surgir exceções.

Quando falamos de valor, entenda a busca por ações de empresas que tendem a valorizar no futuro e, principalmente, que estejam com precificação desvalorizada dentro do mercado de capitais.

Ou seja, em outras palavras, investir em valor significa comprar ações que estejam com um custo inferior ao que o investidor considera justo para aquele momento. Assim, quando ela valorizar posteriormente, o lucro poderá ser realizado.

Como um Value Investor encontra valor nas ações?

A grande dificuldade dessa estratégia de investimentos é que os critérios são extremamente subjetivos. Alguns investidores podem dar maiores peso a um fator específico, enquanto que para outros esse mesmo fator não tenha tanto peso como outros tantos.

O fato é que, dentro do Value Investing, o objetivo é sempre encontrar valor. Esse é o grande objetivo antes de realizar qualquer compra ou investimento dentro do mercado de capitais.

Pelo estilo, essa metodologia é usada por investidores fundamentalistas, sempre atentos aos indicadores das organizações e em busca de empresas com bom potencial de crescimento para valorização do capital investido.

Essas oportunidades aparecem a todo o momento, mas é preciso saber filtrá-las. É por isso, afinal, que os critérios selecionados pelos investidores são tão importantes. Por ser uma estratégia de longo prazo, olhar para períodos curtos pode fazer o investidor iniciante se afobar em algumas decisões.

Quais as principais vantagens de um Value Investor?

A grande vantagem de quem busca valor nas ações antes de comprá-las está na análise feita sobre as companhias. Como o foco está no valor, um Value Investor não sai comprando ativos aleatoriamente. Ele estabelece filtros e critérios que ajudam a identificar boas oportunidades.

Ademais, por ser algo orientado para o longo prazo, reduz bastante a pressão e o estresse pelos resultados de curto prazo. O Value Investor sabe que uma fase ruim nos seus investimentos pode acontecer, mas acredita no seu formato de análise para ganhar dinheiro em períodos maiores.

Por que se fala tanto de Value Investor?

Alguns dos principais nomes que enriqueceram com a Bolsa de Valores aplicavam a estratégia do Value Investing, motivo pela qual essa metodologia ganhou tanta notoriedade ao longo do tempo.

Um dos mais conhecidos é Warren Buffett. Mesmo que você não seja um amante do mercado de capitais, provavelmente já ouviu falar sobre ele que é proprietário de uma das maiores fortunas acumuladas no mundo.

Buffett sempre empregou o Value Investing na sua empresa, adquirindo ações de companhias de acordo com o valor que apresentavam.

Outro nome conhecido que utilizou muito dessa estratégia para comprar ações é Benjamin Graham. Foi ele quem originou a metodologia, inclusive trazendo o conceito de "margem de segurança" nos investimentos — algo que está presente até hoje na busca por preços desvalorizados no mercado.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados