Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Value Investing

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/06/2020 às 15:52 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Value Investing?

Value Investing é uma estratégia de investimento em renda variável de longo prazo, divulgada por um influente economista britânico, Benjamin Graham

Graham nasceu em Londres mas foi criado na cidade de Nova Iorque, onde graduou-se em Economia pela Universidade de Columbia e, logo após, foi admitido por uma financeira na famosa Wall Street. A partir dali, Graham passou a ter contato com a Bolsa de Valores e com o universo dos investimentos, até que finalmente desenvolveu grande parte dos pilares da estratégia discutida neste artigo..

Para que você possa compreender melhor, vamos recapitular alguns conceitos de mercado financeiro.

O mercado de ações é composto por diferentes perfis de investidores e de instituições. A compra e venda dessas ações é o que movimenta e gera grande oscilação de preços, correto? Além de fatores correspondentes a cada economia – como a política local, por exemplo. 

De acordo com cada perfil e objetivo pessoal, os investidores tomam suas decisões baseadas em análises fundamentalistas, técnicas ou ainda, utilizam dos dois pontos de vista para compra e venda de ações. Mas não podemos nos esquecer que existem aqueles que, tomados por inúmeros vieses cognitivos, investem baseados no que algum amigo próximo indicou ou leu na internet.

O Value Investing não se debruça sobre estes últimos, mas principalmente sobre os adeptos da análise fundamentalista, que se valem de estratégias como o Buy and Hold para aumentar seu patrimônio.

Quais são os princípios do Value Investing?

De forma resumida, pode-se dizer que o Value Investing consiste na negociação de ações com preços intrínsecos que garantem margem de segurança para o investidor.

Ok, nós explicamos.

Durante a movimentação de compra e venda de ações, algumas delas podem acabar ficando descontadas, ou seja, com um valor muito abaixo do que realmente valem. 

Empresas sólidas e confiáveis que possuam ações descontadas, atraem investidores adeptos ao Value Investing com muita facilidade, justamente porque o principal objetivo desse método é a correção, e consequente valorização, de tais títulos a longo prazo!

Note que, os fatores mais relevantes para aplicação dessa estratégia são o preço da ação e a segurança proporcionada pela empresa. Porém, o retorno por meio de dividendos pode ser um critério levado em consideração, dependendo do perfil de cada investidor.

Alguns nomes bem influentes, como Warren Buffett, Philip Fisher, John Templeton, Charlie Munger e Luiz Barsi, são investidores adeptos a estratégia fundamentalista de Value Investing.

Inclusive, o próprio Luiz Barsi já disse:

“Eu não invisto em ações como essência. Invisto em projetos empresariais com perspectivas de serem bem-sucedidos. Ação é uma maneira de participar desses projetos. Se você pretende investir em busca de riqueza rápida, procure outra aplicação que não as ações, mesmo porque o segmento acionário não lhe será favorável”.

Um verdadeiro exemplo da filosofia por trás de qualquer Value Investor, concorda?

Existe fórmula mágica para aplicação do Value Investing?

Bom, fórmula mágica não existe. Mas, existe uma fórmula matemática!

É possível calcular o valor intrínseco de cada título avaliado a partir dos métodos de Graham, estudados na década de 1940/1950. 

Porém, cada investidor pode – e deve – fazer suas próprias análises e estimativas de acordo com as ações visadas, avaliando também sua realidade econômica no mercado em geral. 

A fórmula proposta por Benjamin Graham é a seguinte:

VaIor Intrínseco = raiz quadrada de (22,5 x LPA x VPA). 

O valor de “22,5” corresponde a um índice calculado por Graham, com base em duas análises próprias do economista.

Segundo ele, o preço de uma ação nunca deve ser 15 vezes maiores do que o lucro gerado nos últimos 3 anos. Já o preço por ação, quando comparado ao valor patrimonial, não deve ser maior que 1,5. Sendo assim,15 x 1,5 = 22,5.

A sigla “LPA”, por sua vez, corresponde ao termo “Lucro por Ação”. Para calculá-lo, é necessário dividir o lucro líquido da empresa pela quantidade total de ações ofertadas no mercado.

Já a siga “VPA” significa “Valor do Patrimônio das Ações”. Para calculá-lo, é preciso dividir o valor líquido do patrimônio da empresa pela quantidade total de ações ofertadas no mercado.

Agora, basta realizar o cálculo com os dados obtidos e descobrir o valor intrínseco da ação pretendida.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados