Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Trabalho formal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/09/2020 às 19:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é trabalho formal?

O trabalho formal é aquele regido pela Consolidação das Leis de Trabalho - CLT. Nesse caso, o trabalhador tem a sua carteira de trabalho assinada pelo empregador e usufrui de todas as vantagens oferecidas pelos leis trabalhistas. 

Além da remuneração, o vínculo empregatício garante ao trabalhador vantagens como auxílio-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, férias remuneradas, INSS, FGTS e 13º salário.

Em geral, as atividades desenvolvidas por esse empregado são realizadas em um horário fixo, geralmente no chamado horário comercial (das 8h às 18h), que proporciona uma rotina regular e consideravelmente tranquila. 

Qual a diferença entre trabalho formal e informal?

Ao contrário do trabalho formal, o trabalho informal engloba os trabalhadores que exercem suas atividades sem registro na carteira. Por não possuírem vínculo empregatício, não usufruem daqueles benefícios trabalhistas já citados acima.

Aqueles que exercem suas atividades no mercado informal de trabalho podem sofrer grande instabilidade financeira, uma vez que não possuem um vínculo empregatício que lhes garantam um salário mensal fixo. Além disso, geralmente esses trabalhadores não possuem horário fixo de trabalho.

Tipos de trabalho

Além do trabalho formal e do informal, é possível classificar o trabalhadores em diferentes tipos:

Profissional liberal 

Enquadra-se como profissional liberal o trabalhador que possui formação acadêmica ou técnica que lhe permita exercer determinada atividade econômica como é o caso dos arquitetos, dentistas, advogados e médicos. 

Pode exercer suas atividades em uma empresa ou em um escritório próprio, nesse caso, o profissional será o único responsável pela organização e execução das suas atividades diárias. 

Trabalhador autônomo

Diferente de um trabalhador liberal, um autônomo não precisa de uma formação superior ou técnica para exercer suas atividades laborais.

Cabeleireiros, músicos, esteticistas, diaristas e outros prestadores de serviços enquadram-se nesse classificação. Um autônomo pode prestar serviços a uma empresas, mas diferente do profissional liberal não possui com essa nenhum vínculo empregatício.

Vale observar que um trabalhador autônomo pode se tornar Microempreendedor Individual (MEI) e assim formalizar o seu negócio e ganhar alguns diretos trabalhistas. 

Home office

Home office, que pode ser traduzido como escritório em casa, engloba os profissionais que trabalham em casa realizando todas as tarefas de trabalho como se estivessem nas dependências da empresa. 

Pode ser desenvolvido por meio de três arranjos: como empregado de uma empresa, como freelancer ou como empresário de uma empresa home based.

No entanto, nem sempre o trabalho é, de fato, realizado em casa — esses profissionais podem optar por trabalharem em outros espaços que ofereçam tecnologia e comodidade para que exerçam suas atividades com conforto como cafeterias, coworkings e hotéis.

A demanda por esse tipo de trabalho está em ascensão uma vez que muitas empresas buscam colaboradores em diferentes cidades que estejam dispostos exercerem as suas atividades à distância. 

Dados do trabalho formal

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE — o trabalho formal vem perdendo espaço no nosso país. De fato, muitos brasileiros têm buscado uma colocação no mercado informal, principalmente no setor de serviços, para conseguirem aumentar a sua renda mensal ou para trabalharem em um setor com qual tenham mais afinidade. 

No panorama mundial é possível observar a mesma tendência — de acordo com a Organização Mundial do Trabalho, 60% das vagas de emprego criadas nos últimos anos são informais, o que quer dizer que cerca de 2 bilhões de pessoas estão atuando sem carteira assinada ou sem um contrato formal de trabalho. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados