Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Sefaz

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/08/2020 às 17:26 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Sefaz?

Sefaz é a abreviação de Secretaria de Estado da Fazenda, órgão governamental vinculado ao Ministério da Economia. Entre as suas principais atribuições, merece destaque a fiscalização tributária dos estados da federação e do Distrito Federal. 

Além disso, cabe a esse órgão a arrecadação do dinheiro que será utilizado pelos governos estaduais para custear despesas com saúde, segurança e educação. 

Quais as principais funções da Sefaz?

Presente em todos os estados brasileiros, as principais funções da Secretaria do Estado da Fazenda inclui a arrecadação de recursos públicos provenientes da localidade onde está sediada.

No entanto, a principal atribuição desse órgão governamental é o controle das receitas e despesas de cada estado. 

As receitas são provenientes da arrecadação de tributos e taxas estaduais. Já as despesas se destinam à manutenção de serviços públicos essenciais ou ao custeio das obrigações estaduais obrigatórias, estabelecidas pela Constituição Federal. 

Além disso, a Sefaz arrecada dinheiro de empresas públicas e privadas ao prestar serviços como o armazenamento das Notas Fiscais Eletrônicas, que precisam ficar à disposição das autoridades tributárias por até 5 anos.

A Secretaria também é vital no combate a fraudes, sonegações e inadimplência por parte das empresas. Ou seja, a fiscalização realizada por esse órgão visa coibir desvios e garantir a arrecadação efetiva de impostos. 

Para garantir o controle tributário de todo o estado, cada município conta com uma Secretaria da Fazenda Municipal, com funções semelhantes, que prestam contas à Sefaz com sede no mesmo município. 

Quais são os impostos arrecadados pela Sefaz?

Entre os principais impostos arrecadados pela Secretaria da Fazenda de cada estado podemos destacar:

  • ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços: imposto estadual que incide sobre serviços ou produtos de diferentes tipos, como eletrônicos, bebidas e doces. Se aplica a bens vendidos dentro do país e também a mercadorias importadas. É cobrado de forma indireta, ou seja, seu valor é adicionado ao preço final do produto ou serviço prestado. Ou seja, o ICMS é gerado quando o consumidor passa a ser titular do produto ou atividade realizada. 
  • ITCMD - Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação: Estabelecido pelo Art. 155 da Constituição Federal, é um tributo pago quando há doação de bens ou partilha de herança.
  • IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores: é um imposto estadual que incide sobre veículos terrestres - como carros, caminhões e ônibus. Cobrado anualmente, é de responsabilidade dos estados e do Distrito Federal, sendo que a alíquota varia de 1% a 6%.

Quais são os serviços prestados pela Secretaria de Estado da Fazenda?

A Sefaz presta diversos serviços ao estado, entre eles podemos citar:

  • Consulta de Certidões: como Certidão de Débito Automática, Protocolo Integrado, Cadastro de ICMS e ITCMD, CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica, NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), Protocolo Integrada e DI;
  • Impressão de guias de pagamento e de guias - GNRE, GIA ST e GIA ICMS;
  • Pagamento de IPVA;
  • Cadastro ICMS.

Qual a diferença entre o Ministério da Economia e a Secretaria do Estado da Fazenda?

O Ministério da Economia, antigo Ministério da Fazenda, desempenha funções semelhantes às da Secretaria do Estado. A principal diferença é o âmbito de atuação — enquanto o Ministério opera em todo o território nacional, as Secretarias têm a sua atuação restrita aos estados e aos municípios onde estão sediadas. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados