Quem é Richard Thaler?

Richard H. Thaler é o nome de um brilhante economista norte americano, vencedor do prêmio Nobel na categoria Ciências Econômicas, de 2017.

Nascido na data de 12 de setembro de 1945, em New Jersey, Thaler sempre se interessou por tudo que diz respeito ao mercado financeiro

Formou-se em economia pela Universidade de Case Western, no estado de Ohio. Anos mais tarde, em 1974, concluiu seu mestrado e doutorado pela Universidade de Rochester defendendo a tese “The Value of Saving A Life: A Market Estimate” – “O Valor de Salvar Uma Vida: Uma Estimativa de Mercado”. 

Após finalizar os estudos, Richard Thaler passou a ministrar aulas nesta última universidade.

Sua carreira como professor acadêmico se estendeu ali até o ano de 1978, onde atuou também como pesquisador na Universidade de Stanford, ao lado de Daniel Kahneman e Amos Tversky.

Juntos, eles desenvolveram a teoria que, mais tarde, lhes garantiu o tão sonhado reconhecimento: um prêmio Nobel. 

De 1978 a 1995, Richard Thaler fez parte do corpo de acadêmico na Universidade Cornell, em New York. No mesmo período assumiu uma coluna no Journal of Economic Perspectives – revista científica publicada pela American Economic Association.

Com isso, chamou a atenção da Universidade de Chicago, onde passou a lecionar no ano de 1995.

Richard Thaler chegou, ainda, a publicar algumas obras conhecidas mundialmente, cujos títulos traduzidos para o Português são:

As descobertas e percepções teóricas de Richard Thaler foram fundamentais para criação de um campo, até então, pouco explorado: o da economia comportamental

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como Richard Thaler ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Richard Thaler foi o primeiro economista a notar que, em grande parte do tempo, as ciências econômicas são muito mais baseadas na racionalidade humana (no caso, às vezes na falta dela) do que apenas na exatidão numérica. 

Ele concluiu, de antemão, que as atividades cotidianas seguem padrões recorrentes baseados sobretudo na volatilidade emocional de cada pessoa, e aí está a chave de sua teoria.

Não é a toa que o prêmio Nobel foi atribuído a Richard Thaler, segundo ele mesmo justificou, por “contribuições que construíram uma ponte entre as análises econômicas e psicológicas da tomada de decisão individual”. 

Ou seja, a teoria desenvolvida e que resultou em grande notoriedade no mercado financeiro está completamente atrelada aos mecanismos psicológicos ativados quando há necessidade de se fazer uma escolha - em especial, aos vieses cognitivos que contaminam a maneira como entendemos o mundo.

Além dessa teoria, Richard Thaler também foi responsável por fundar a Fuller & Thaler Asset Management, empresa americana que gerencia ativos e acredita no potencial de capitalização através das noções de nudge, contabilidade mental e outros elementos das finanças comportamentais.

Desde sua criação, no ano de 1993, até os dias atuais, a empresa já chegou a administrar mais de 9 bilhões de dólares em ativos. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Custo de captação

O que é Custo de Captação Custo de Captação é o custo que uma empresa, uma instituição financeira ou até mesmo uma pessoa tem para captar recursos que…