Open Nav Logo Mais Retorno

Renda Per Capita

O que é a renda per capita?

Renda per capita é o nome dado a um tipo específico de indicador econômico, que tem como objetivo principal medir a renda de cada indivíduo que compõe um município, estado e (mais comumente) um determinado país. Para tanto, é levantada uma média da riqueza produzida na localidade, dividindo o Produto Nacional Bruto (o PNB) pelo número de pessoas que fazem parte daquela população. 

Para ilustrar, imagine que meçamos a renda per capita de uma casa. Vale lembrar que a renda per capita não é medida dessa forma, focando em um grupo tão pequeno, mas acreditamos que seja uma forma perfeita de te fazer entender como o processo funciona. 

Nessa casa, vivem 5 pessoas. Os pais trabalham, sendo que os dois recebem os mesmos 5 mil reais por mês. O filho mais velho, ganha 1 mil, e a filha do meio, 3 mil e 200 reais. O filho mais novo ainda não tem idade suficiente para trabalhar, portanto, não contribui financeiramente. Se somarmos a riqueza total produzida por essa família em um único mês, chegaríamos ao valor de 14 mil e 200 reais - dividindo pelos 5 habitantes da casa, teríamos uma renda de R$2840,00 por cabeça (o significa em latim da palavra "per capita"). 

Mas pense bem: dizer que cada um deles ganha R$2840,00 para viver todos os meses está correto? Não. Da mesma forma, supor que, porque determinado país tem X ou Y valor em renda per capita, toda a população tem acesso a esse valor para se sustentar é um baita equívoco. 

Pense bem: se naquela casa, os pais ganhassem 20 mil reais juntos e os filhos não ganhassem quase nada, mesmo que a renda per capita fosse de 4 mil reais, uma parte dos habitantes teria acesso a muito mais dinheiro do que a outra.

Esse, inclusive, é um dos argumentos para que a renda per capita não seja adotada como o único (nem como o mais importante) indicador do desenvolvimento econômico de uma população. Afinal de contas, quanto maior a desigualdade social e a concentração de renda, menos abrangente é essa aparente prosperidade nacional.


Como a renda per capita é calculada?

Como você já sabe, a renda per capita tem como principais objetos: o PNB e a população. Esse último conceito é mais fácil de entender, visto que é resultado da somatória de todos os habitantes de uma determinada localidade. Já o PNB pode ter um entendimento menos intuitivo - justamente por isso, vamos explicá-lo direitinho nesse tópico.

O PNB, sigla para Produto Nacional Bruto, é um indicador de todos os produtos e serviços produzidos por uma nação. Para produzi-lo, é levada em conta toda a riqueza criada pelos cidadãos e pelas empresas nacionais, mesmo que residentes em outros países. 

Para tanto, se segue a seguinte fórmula:

PNB = PIB + RLRE

Onde:

  • PIB corresponde ao Produto Interno Bruto, que se refere aos bens de consumo comercializados (assim como os serviços) e às remunerações (salários, juros, dividendos, juros sobre capital próprio e aluguéis). 
  • RLRE corresponde à Receita Líquida Recebida do Exterior, que se refere às remessas enviadas para o Brasil por residentes de outros países.

Na fórmula final da renda per capita, adota-se então ao modelo:

Renda per capita = (PNB - gastos de depreciação do capital e os impostos diretos) / População

Como te ensinamos, esse resultado não é equivalente a quanto cada habitante propriamente ganha, mas a uma média. Com o objetivo de "tapar os buracos" que a renda per capita deixa no que tange à distribuição de renda, outros indicadores são considerados para criar um panorama socioeconômico, como é o caso do IDH.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados