Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/04/2019 às 17:17 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma das principais formas de se avaliar o desenvolvimento de uma nação, pois se utiliza da avaliação de fatores econômicos e sociais para a determinação da qualidade de vida dos seus cidadãos em particular e de toda a sociedade. O IDH é atualizado anualmente, através de um estudo realizado pelo Organização das Nações Unidas (a ONU) em mais de 180 países.

O Relatório de Desenvolvimento Humano (que reúne os dados e as conclusões relativas a esse estudo) tem como parâmetros gerais três indicadores: A educação, a renda e a saúde. E é justamente essa diversidade de referências, que não considera apenas a faceta econômica, que concede ao IDH o título de um dos índices de progresso público do mundo.

Segundo o último relatório, referente ao ano de 2008, coloca o Brasil como o 79° país mais bem colocado no ranking que, relembramos, é composto por 180 países.

Como funciona o processo de composição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

O diferimento do IDH passa o levantamento de pontos considerados críticos em cada um dos três indicadores.

Na educação, se é analisada a quantidade média de anos de estudo da população - prejudicada conforme itens como a evasão escolar e a taxa de repetência crescem.

Já na renda, o valor médio que cada cidadão recebe ao longo do ano é o fator central. Isso porque, quanto menor é a renda e maiores são as taxas de impeditivos (como o desemprego, por exemplo), menores são as chances de arcar com as próprias despesas de subsistência e promover a progressão social.

Na saúde, por fim, a expectativa de vida é uma medida importante, visto que quanto mais saudável está a população, mais anos ela vive (inclusive através do apoio do Estado, com sistemas de saúde eficientes) aumentando, inclusive, o período ativo economicamente, o que certamente contribui para o fortalecimento do fator anterior.

Para cada um desses pontos se é atribuída uma nota, que é posteriormente transformada em nota geral do país em questão. Variando entre 0 e 1, as nações mais próximas de 0 são consideradas menos desenvolvidas em comparação aquelas próximas de 1 - embora nenhuma delas esteja atualmente posicionadas em qualquer um desses extremos.

Para que serve o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?

A criação do IDH é, de certo modo, recente: aconteceu há cerca de 3 décadas, ainda no ano de 1990. Até aquele momento a comparação entre os países era feita considerando fatores exclusivamente ligados à economia e através do PIB.

Ainda que a riqueza seja um elemento relevante até mesmo nas medições atuais (vide fator “renda”), o que se buscava na época é um melhor dimensionamento ao desenvolvimento dos países. Afinal, pense conosco: países mais ricos não necessariamente são capazes de transformar riqueza em evolução social, certo? A razão disso é que a distribuição de renda nem sempre é igualitária.

Ao considerar outras condições, o IDH se mostra mais eficiente no entendimento do quanto as nações conseguem alinhar a qualidade de vida da população à sua propriedade econômica geral.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados