Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Red flags

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/12/2020 às 17:57 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que são as red flags?

Red flags (ou bandeiras vermelhas, em português) é uma expressão que pode ser utilizada para diversas sinalizações, a depender do segmento em que é aplicada. No contexto do mercado financeiro, costuma ser associada ao risco.

O risco, no contexto das red flags, contudo, não representa apenas as questões tradicionais que costumamos abordar por aqui, como liquidez ou mercado, mas sim o potencial de problemas que um determinado ativo pode trazer aos seus investidores — administrativos, fraudes ou erros nos seus relatórios contábeis, por exemplo.

Em suma, portanto, podemos dizer que o conceito se aplica para situações que não são desejáveis no contexto dos investimentos, algo que pode afastar o interesse dos investidores. Traz diversos impactos tanto para o ativo (especialmente no caso de ações), como também de precificação no mercado financeiro.

Como funcionam as red flags?

Podemos perceber, portanto, que as red flags trazem um cenário diferente para o investidor. Não se trata de um risco convencional ao ativo, mas sim uma questão problemática, que pode inclusive afetar a qualidade e a reputação do negócio, principalmente no mercado acionário. Para essa medida, utiliza-se o indicador de bandeira vermelha.

De um modo geral, essa ferramenta é muito utilizada por empresas auditoras de documentos contábeis (como Balanço Patrimonial ou Demonstrativo de Fluxo de Caixa, por exemplo) na indicação de potenciais fraudes que possam vir a afetar a imagem e a confiabilidade de uma companhia.

Importante mencionar que a sinalização das red flags não representa, necessariamente, que exista um problema do nível de uma fraude. Essa é apenas uma forma de avisar que há algum tipo de incompatibilidade cujo impacto pode ser ou não comprovado por meio de pesquisa e reavaliação. De qualquer forma, pode ser entendido como um "sinal de alerta".

Ademais, outro ponto essencial é que nem todas as red flags possuem o mesmo impacto no mercado financeiro. Alguns investidores priorizam questões que podem levantar uma bandeira vermelha, enquanto outros podem considerar o mesmo fator como algo secundário e que não desestimularia um investimento. Trata-se de um cenário subjetivo.

Quais são os tipos de red flags?

A cor vermelha é costumeiramente utilizada como sinal de proibido. É o caso do que verificamos no trânsito, como representação de obrigatoriedade de parar. É nesse sentido que surgiu a expressão red flag como indicador de gerenciamento de risco.

Apesar disso, como mencionamos no começo deste artigo, existem diferentes contextos e aplicações dessa ferramenta. Vamos conhecer alguns deles.

Red flag nas empresas

O mercado acionário é um excelente exemplo de contexto em que se usa a ferramenta das red flags para indicar problemas. Aqui, o mais comum é que exista alguma questão com as demonstrações contábeis, conforme mencionado anteriormente.

A maior dificuldade para o investidor é identificar essa questão diretamente. Os erros nos relatórios financeiros, afinal, exigem algum conhecimento técnico e, em muitos casos, não são perceptíveis de forma isolada. É necessário, portanto, criar o hábito de acompanhá-las com recorrência.

É comum que a sinalização de problemas apareça em negócios que não geram lucro ou que possuam uma dívida alta em relação ao patrimônio. No longo prazo, esse cenário pode levar a companhia à falência pela falta de capacidade de honrar com seus compromissos e pagamentos.

Além disso, também podem surgir notícias negativas que afetem a imagem da companhia. E, a depender do time de gestão e do segmento de atuação, o cenário de incerteza pode elevar o risco, algo que é sinalizado com o indicador.

Red flag na economia

Outro cenário de uso desse indicador é a própria economia. Embora seja cíclico e traga momentos de prosperidade alternados com momentos de crise, o cenário econômico pode apresentar problemas. É o caso da criação de uma bolha, algo que costuma gerar consequências graves, como aconteceu nas famosas crises de 1929 e 2008.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados