Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

PQO (programa de qualificação operacional)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/09/2020 às 13:01 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é PQO?

O Programa de Qualificação Operacional, mais conhecido pela sigla PQO, visa qualificar e avaliar profissionais e instituições que operam no mercado financeiro.

Visa ainda melhorar o nível de atendimento, elevar o padrão de qualidade e aperfeiçoar o funcionamento do sistema financeiro do país que vem investindo paulatinamente em uma série de inovações e melhorias em seu contexto institucional. 

Também busca garantir que os profissionais que atuam nesse mercado exerçam suas funções com qualidade, o que beneficiará diretamente empresas, clientes e investidores. 

Mais de 120 instituições financeiras sediadas no país já aderiram ao Programa de Qualificação Profissional, que já certificou mais de 12.000 profissionais. 

Qual o objetivo do Programa de qualificação Operacional?

Criado em 2006 pela B3, o PQO tem o objetivo de qualificar as instituições financeiras brasileiras e assegurar que operem segundo os mais altos padrões de atendimento.

O programa de qualificação permite ainda que a B3 possa avaliar o padrão de atendimento e os serviços oferecidos por todas as instituições que atuam no mercado financeiro.

Para garantir a parametrização, a Bolsa de Valores distribui o chamado Selo PQD para as corretoras de valores e demais organizações que cumprirem os requisitos mínimos de qualidade por ela determinados. 

Além disso, o PQD permite que o mercado verifique a integridade e a qualidade de instituições e de todos os profissionais que nele operam.

A certificação PQO é obrigatória para quais profissionais?

Como foi dito acima, o Programa de Qualificação Profissional visa certificar todos os profissionais que atuam no mercado financeiro. Para isso, é preciso comprovar conhecimento para desenvolver todas as atividades da área na qual atuam. 

O teste é composto por 90 questões, sendo 60 abertas e 30 de múltipla escolha. É realizado em diversas capitais do país durante todo o ano e pode ser feito presencialmente ou à distância. Obterá a certificação o profissional que acertar, no mínimo, 54 questões. 

Vale observar que a certificação é obrigatória para todos os profissionais que desejam atuar nas diversas áreas que compõem o mercado financeiro como: risco, compliance, custódia, liquidação, registro e cadastro de clientes.

A certificação tem a validade de cinco anos, após esse período os profissionais precisarão reciclar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro.  Aqueles que não conseguirem a certificação ou cujo exame tenha vencido não poderão mais atuar, até que o problema tenha sido resolvido.

Caso operem sem o registro os profissionais serão punidos pela B3. 

Qual a importância do Programa de Qualificação Operacional?

O programa é elemento crítico para o setor financeiro uma vez que permite que os profissionais do setor desenvolvam um conjunto habilidades e conhecimentos necessários para atuar nos mais diversos segmentos que o compõem.

Também garante que as intuições operem de acordo com os mais altos padrões de qualidade. Além disso, o PQO assegurará que os clientes contem com o suporte de profissionais mais capacitados e motivados para gerir sua carteira de investimentos

O programa de qualificação profissional contribui, portanto, para melhorar os índices de qualidade do setor financeiro do país.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados