O que é PQO?

O Programa de Qualificação Operacional, mais conhecido pela sigla PQO, visa qualificar e avaliar profissionais e instituições que operam no mercado financeiro.

Visa ainda melhorar o nível de atendimento, elevar o padrão de qualidade e aperfeiçoar o funcionamento do sistema financeiro do país que vem investindo paulatinamente em uma série de inovações e melhorias em seu contexto institucional. 

Também busca garantir que os profissionais que atuam nesse mercado exerçam suas funções com qualidade, o que beneficiará diretamente empresas, clientes e investidores. 

Mais de 120 instituições financeiras sediadas no país já aderiram ao Programa de Qualificação Profissional, que já certificou mais de 12.000 profissionais. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Qual o objetivo do Programa de qualificação Operacional?

Criado em 2006 pela BM&Bovespa, o PQO tem o objetivo de qualificar as instituições financeiras brasileiras e assegurar que operem segundo os mais altos padrões de atendimento.

O programa de qualificação permite ainda que a B3 possa avaliar o padrão de atendimento e os serviços oferecidos por todas as instituições que atuam no mercado financeiro.

Para garantir a parametrização, a Bolsa de Valores distribui o chamado Selo PQD para as corretoras de valores e demais organizações que cumprirem os requisitos mínimos de qualidade por ela determinados. 

Além disso, o PQD permite que o mercado verifique a integridade e a qualidade de instituições e de todos os profissionais que nele operam.

A certificação PQO é obrigatória para quais profissionais?

Como foi dito acima, o Programa de Qualificação Profissional visa certificar todos os profissionais que atuam no mercado financeiro. Para isso, é preciso comprovar conhecimento para desenvolver todas as atividades da área na qual atuam. 

O teste é composto por 90 questões, sendo 60 abertas e 30 de múltipla escolha. É realizado em diversas capitais do país durante todo o ano e pode ser feito presencialmente ou à distância. Obterá a certificação o profissional que acertar, no mínimo, 54 questões. 

Vale observar que a certificação é obrigatória para todos os profissionais que desejam atuar nas diversas áreas que compõem o mercado financeiro como: risco, compliance, custódia, liquidação, registro e cadastro de clientes.

A certificação tem a validade de cinco anos, após esse período os profissionais precisarão reciclar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro.  Aqueles que não conseguirem a certificação ou cujo exame tenha vencido não poderão mais atuar, até que o problema tenha sido resolvido.

Caso operem sem o registro os profissionais serão punidos pela B3. 

Qual a importância do Programa de Qualificação Operacional?

O programa é elemento crítico para o setor financeiro uma vez que permite que os profissionais do setor desenvolvam um conjunto habilidades e conhecimentos necessários para atuar nos mais diversos segmentos que o compõem.

Também garante que as intuições operem de acordo com os mais altos padrões de qualidade. Além disso, o PQO assegurará que os clientes contem com o suporte de profissionais mais capacitados e motivados para gerir sua carteira de investimentos

O programa de qualificação profissional contribui, portanto, para melhorar os índices de qualidade do setor financeiro do país.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Deemed Cost

O que é deemed cost? Você já parou para pensar que o valor de um ativo está em constante mudança? Um imóvel hoje pode valer X…

Veja outros termos