Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Planejamento Tributário

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/05/2020 às 15:18 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Planejamento Tributário?

Planejamento tributário é o nome dado ao processo de gestão do pagamento de tributos realizados por uma empresa e também o estudo de formas para reduzir – legalmente – a carga tributária que incide sobre ela. 

De maneira mais prática: assim como existem diversos setores em uma empresa e cada um conta com uma organização particular – gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e demais áreas – o cumprimento das obrigações fiscais também devem acontecer a partir de uma gestão específica. 

O planejamento tributário é dividido em duas categorias: a operacional e a estratégica.

A categoria operacional é a base de toda gestão, pois estabelece os procedimentos adotados pela empresa referente as exigências legais. 

Por exemplo, para cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, essas tarefas precisam estar inclusas e alinhas na rotina da empresa.

Já a categoria estratégica apresenta o conceito de que, para que o planejamento operacional seja possível, é necessário haver o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente para ela. 

Essa categoria preza pelo conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação do capital humano, entre outras.

Em outras palavras, o planejamento tributário não se trata apenas do cumprimento de obrigações técnicas, como relações de despesas, por exemplo. Mas sim, trata-se de planejar, conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o negócio.

Por que é necessário realizar o Planejamento Tributário?

Não dá pra negar que altas taxas de impostos atrapalham, e muito, a competitividade de produtos e serviços no mercado, uma vez que o preço da oferta também se eleva.

Neste cenário, o principal objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa, ou seja, reduzir o número de tributos pagos. 

Para que isso aconteça, é possível seguir por três caminhos diferentes:

1. Prevenção contra a incidência do imposto

Isso significa adotar procedimentos que impedem a ocorrência do fato gerador do tributo. 

Por exemplo, é possível aproveitar uma regra de isenção de impostos do seu município, caso ela exista, adequando-se às exigências do governo.

Medidas como abrir mão do pro labore para não pagar Imposto de Renda e INSS sobre ele, ficando apenas com a retirada dos lucros, também são uma opção para evitar a incidência do imposto.

2. Redução dos valores totais a serem recolhidos

Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT), desde que a empresa tenha os riscos criteriosamente avaliados em baixa escala, podem ter sua contribuição reduzida, por exemplo. 

3. Retardando o pagamento

Algumas ações permitem que o pagamento de tributos seja postergado sem a incidência de multas. Essa tática pode ser útil para quando se tem pouco capital de giro e há necessidade de alguns dias a mais para recuperá-lo ou normalizar a situação.

Como realizar um Planejamento Tributário?

O mais ideal é contratar um profissional especializado – no caso, um contador.

Quanto maior a empresa e mais complexa sua atividade, mais trabalho o contador terá. Por isso, ter um ou mais profissionais trabalhando internamente é a melhor opção, e a relação entre estes e o gestor da empresa deve ocorrer de maneira direta para que os objetivos sejam perfeitamente alinhados.

Sem dúvida alguma, a maior premissa do Planejamento Tributário é a legalidade econômica. Existe a possibilidade de redução das alíquotas, mas essa ação deve ser tomada com embasamentos legais. 

Afinal, qual empresa não quer ter seus gastos tributários reduzidos? Portanto, ações fraudulentas ou “gambiarras” não devem ser praticadas muito menos toleradas. 

A melhor opção é contar com uma equipe confiável; contadores que trabalhem com base na ética profissional, além de muita responsabilidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados