Open Nav Logo Mais Retorno

Ordem na Pedra

O que é Ordem na Pedra

É bem possível que as pessoas mais novas, nascidas na era tecnológica, talvez não saibam da onde surgiu o termo Ordem na Pedra.

Quando se diz que a ordem está na pedra, significa que a ordem que foi enviada está de fato na bolsa de valores aguardando sua execução.

Mas, você deve estar pensando que, quando é emitida uma ordem de compra ou venda através do Home Broker, automaticamente essa ordem já vai para a Bolsa de Valores. Então, nesse caso, o termo não faria sentido.

Isso realmente é uma verdade, mas você deve levar em consideração que a expressão surgiu em uma época onde o pregão era feito ao vivo e a maneira de processar as cotações das ações era colocando-as em um grande quadro negro.


O surgimento da bolsa de valores

Embora a Bolsa de Nova York, que é a mais conhecida do mundo, tenha surgido no dia 17 de maio de 1792, existem relatos de bolsas de valores espalhadas pelo globo bem antes dessa data.

De acordo com alguns historiadores, a origem da bolsa de valores remete ao collegium mercatorum lá na Roma Antiga. Já para outros historiadores, as bolsas se desenvolveram a partir da praça do comércio marítimo na antiga Grécia.

Embora ainda não se saiba ao certo o verdadeiro surgimento das primeiras bolsas de valores, o que sabemos é que as primeiras bolsas com características modernas começaram em meados do século XV, em Burges na Bélgica no ano de 1487.

O nome Bolsa passou a ganhar seu sentido financeiro quando alguns mercadores e comerciantes reuniam-se na casa do senhor Van der Burse onde realizavam os seus negócios.

Lá esses comerciantes compravam e vendiam moedas, letras de câmbio e alguns metais preciosos.

A evolução da Bolsa de Valores

Como visto, a Bolsa de Valores é bastante antiga, mas foi nos Estados Unidos do século XVIII que ela começou a ganhar a forma moderna.

No ano de 1792 um grupo de 24 corretores que eram detentores de títulos da dívida pública, se reuniram sobre um grande plátano e assinaram o Buttonwood Agreement ou Acordo de Plátano.

Nesse acordo, foi criado uma espécie de clube fechado no qual os membros combinaram de realizarem as negociações dos títulos somente entre si, mantendo uma comissão de 0,25%.

O famoso Pregão

Já no século XIX que aquela conhecida gritaria do tradicional pregão viva-voz passou a ganhar mais força, com a incorporação de mais pessoas participando do mercado de ações.

Nessa época começaram a surgir alguns termos utilizados pelos investidores que compravam e vendiam ações na bolsa de valores.

E, embora não se saiba a data precisa do seu surgimento, o termo Ordem na Pedra surgiu nessa época onde o pregão era feito ao vivo e as ações eram colocadas em um grande quadro negro (a tal da pedra) para serem processadas.

O termo na atualidade

O termo Ordem na Pedra foi bastante utilizado até o final do século passado e começo deste século quando, com a chegada da tecnologia, passou a perder a força.

Nos dias atuais, com a expansão tecnológica os pregões eletrônicos foram enterrando alguns termos. Afinal, hoje quando enviamos uma ordem através da plataforma eletrônica ela não precisa ser mais colocada “na pedra”.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados