Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ordem na Pedra

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/04/2019 às 21:56 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Ordem na Pedra

É bem possível que as pessoas mais novas, nascidas na era tecnológica, talvez não saibam da onde surgiu o termo Ordem na Pedra.

Quando se diz que a ordem está na pedra, significa que a ordem que foi enviada está de fato na bolsa de valores aguardando sua execução.

Mas, você deve estar pensando que, quando é emitida uma ordem de compra ou venda através do Home Broker, automaticamente essa ordem já vai para a Bolsa de Valores. Então, nesse caso, o termo não faria sentido.

Isso realmente é uma verdade, mas você deve levar em consideração que a expressão surgiu em uma época onde o pregão era feito ao vivo e a maneira de processar as cotações das ações era colocando-as em um grande quadro negro.

O surgimento da bolsa de valores

Embora a Bolsa de Nova York, que é a mais conhecida do mundo, tenha surgido no dia 17 de maio de 1792, existem relatos de bolsas de valores espalhadas pelo globo bem antes dessa data.

De acordo com alguns historiadores, a origem da bolsa de valores remete ao collegium mercatorum lá na Roma Antiga. Já para outros historiadores, as bolsas se desenvolveram a partir da praça do comércio marítimo na antiga Grécia.

Embora ainda não se saiba ao certo o verdadeiro surgimento das primeiras bolsas de valores, o que sabemos é que as primeiras bolsas com características modernas começaram em meados do século XV, em Burges na Bélgica no ano de 1487.

O nome Bolsa passou a ganhar seu sentido financeiro quando alguns mercadores e comerciantes reuniam-se na casa do senhor Van der Burse onde realizavam os seus negócios.

Lá esses comerciantes compravam e vendiam moedas, letras de câmbio e alguns metais preciosos.

A evolução da Bolsa de Valores

Como visto, a Bolsa de Valores é bastante antiga, mas foi nos Estados Unidos do século XVIII que ela começou a ganhar a forma moderna.

No ano de 1792 um grupo de 24 corretores que eram detentores de títulos da dívida pública, se reuniram sobre um grande plátano e assinaram o Buttonwood Agreement ou Acordo de Plátano.

Nesse acordo, foi criado uma espécie de clube fechado no qual os membros combinaram de realizarem as negociações dos títulos somente entre si, mantendo uma comissão de 0,25%.

O famoso Pregão

Já no século XIX que aquela conhecida gritaria do tradicional pregão viva-voz passou a ganhar mais força, com a incorporação de mais pessoas participando do mercado de ações.

Nessa época começaram a surgir alguns termos utilizados pelos investidores que compravam e vendiam ações na bolsa de valores.

E, embora não se saiba a data precisa do seu surgimento, o termo Ordem na Pedra surgiu nessa época onde o pregão era feito ao vivo e as ações eram colocadas em um grande quadro negro (a tal da pedra) para serem processadas.

O termo na atualidade

O termo Ordem na Pedra foi bastante utilizado até o final do século passado e começo deste século quando, com a chegada da tecnologia, passou a perder a força.

Nos dias atuais, com a expansão tecnológica os pregões eletrônicos foram enterrando alguns termos. Afinal, hoje quando enviamos uma ordem através da plataforma eletrônica ela não precisa ser mais colocada “na pedra”.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados