Última modificação em 1 de outubro de 2020

O que é Orçamento Ajustado?

O orçamento ajustado é uma forma de analisar e revisar o orçamento de uma empresa em um momento específico.

Pelo fato de o mercado estar em constante mudança, se faz necessário lançar mão do orçamento ajustado para adaptar o orçamento original às novas demandas do negócio.

Esse tipo de orçamento também é chamado de forecast, orçamento revisado ou orçamento impactado. Basicamente, serve para auxiliar no planejamento financeiro da empresa e está associado principalmente a alterações nos volumes!

Desse modo, o orçamento ajustado tem como principal objetivo permitir que o negócio atinja os resultados esperados em um determinado período.

Muito mais do que alterar o orçamento original, esse tipo de flexibilização tem o propósito de auxiliar no planejamento estratégico, para que sejam realizadas mudanças que façam sentido dentro de novos contextos nos quais se encontra o mercado e a empresa.

Isso significa que, para os gestores do negócio, não vai bastar apenas reorganizar o orçamento, será necessário partir disso para ações baseadas em metas.


Por que usar o Orçamento Ajustado?

Existe uma série de benefícios em se utilizar o orçamento ajustado no planejamento financeiro de um negócio, seja ele qual for.

O primeiro deles – e mais evidente – é a flexibilização. Um orçamento fixo deixaria o negócio engessado e poderia dificultar o planejamento estratégico, já que não iria permitir pensar para além dele.

Com o orçamento ajustado é possível ir além do que está determinado: sua flexibilidade permite recalcular as rotas e tomar decisões mais objetivas e eficazes, sabe?

Uma empresa que não está alinhada ao mercado dificilmente vai conseguir sobreviver muito tempo. Por estar em constante mudança, o mercado muitas vezes demanda alterações no planejamento dos negócios para atender às novas realidades.

A flexibilidade do orçamento ajustado facilita a ação para se adequar e se alinhar às necessidades impostas pelo mercado.

Assim, a interpretação da realidade atual e posterior aplicação de uma boa estratégia, baseada no novo orçamento, pode significar uma permanência mais competitiva da empresa dentro de um mercado.

As experiências geradas a partir do momento em que se passa a analisar o mercado e a pensar em formas de se alinhar a ele geram muito aprendizado e maturidade para o negócio.

Desse modo, podem surgir uma série de ideias e estratégias que não foram pensadas antes e que, caso não houvesse ajuste no orçamento, poderiam passar despercebidas e deixar o negócio estagnado.

Quais cuidados deve-se ter ao adotar o Orçamento Ajustado?

Assim como qualquer coisa na vida, o orçamento ajustado tem suas desvantagens e pontos que demandam atenção.

É importante entender que essa forma de reorganização do orçamento não deve servir como justificativa para tomar decisões arbitrárias, baseadas, muitas vezes, em ideias vagas sobre o que é necessário para o momento.

Pode ser mais prejudicial para um negócio fazer revisões orçamentárias do que permanecer no planejamento original, se tais revisões forem feitas de forma impulsiva!

O orçamento ajustado não é apenas uma mudança nas finanças da empresa, mas uma ferramenta para auxiliar na análise e planejamento voltados para ação que gere impactos positivos para o negócio.

Sendo assim, a empresa necessita que seus gestores tenham a disciplina para propor orçamentos novos que façam sentido com o contexto vivido no momento.

Em resumo, não se deve usar o conceito de orçamento ajustado para fazer mudanças desnecessárias ou irresponsáveis dentro da companhia. Muito pelo contrário, uma série de indagações devem ser feitas, a fim de entender se realmente é o momento de alterar o orçamento original ou não.

É preciso ter uma boa visão estratégica e saber onde quer chegar para que o ajuste no orçamento cumpra o papel de proporcionar melhorias nos negócios.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

SESC – Serviço Social de Comércio

O que é o Serviço Social do Comércio (SESC)? É chamado de Serviço Social do Comércio (SESC) a instituição sem fins lucrativos mantida no Brasil com…

Veja outros termos