Última modificação em 12 de novembro de 2020

O que é NASDAQ100?

Podemos dizer que o NASDAQ100 é um índice de ações composto por vários tipos de títulos relacionados ao mercado tecnológico.

O NASDAQ100 não funciona da mesma maneira que NASDAQ "comum", digamos assim. Vamos falar um pouco sobre o segundo, para que você compreenda a diferença entre ambos os índices.

Fundada em 1971, a NASDAQ - National Association of Securities Dealers Automated Quotations - é a segunda maior Bolsa de Valores estadunidenses, ficando atrás apenas da NYSE - Bolsa de Valores de New York.

Foi considerado o primeiro índice de ações eletrônicas do mundo, contendo em seu portfólio títulos da Apple, Google, Facebook e outros. Muitas instituições financeiras - organizações com objetivo de alocar capital para si mesas ou para terceiros - fazem parte do NASDAQ. 

Podemos comparar essa Bolsa de Valores norte-americana com a nossa B3, aqui do Brasil. Ambas possuem um papel essencial no mercado financeiro, principalmente pelo fato de atuarem como um "termômetro" entre as ações que comportam.

Por falar que ações que comportam, a NASDAQ possui uma lista de empresas de tecnologia em sua carteira muito semelhante àquelas referidas no S&P 500 - índice americano que apontam as 50 melhor empresas dos EUA.

Já deu pra notar que não é qualquer coisa, não é? Agora, vamos falar um pouco sobre a diferença entre a NASDAQ e a NASDAQ100. 

Qual é a diferença entre NASDAQ e NASDAQ100?

A principal diferença entre ambos os índices de ações, é que o NASDAQ100 retém títulos apenas de instituições não financeiras, enquanto o NASDAQ "comum" se atrela as duas modalidades de empresas.

Instituições não financeiras são aqueles que se restringem apenas a produção e oferta de bens ou serviços, sem realizar movimentações de capital para si ou para terceiros, como compra e venda de ações, investimentos, e assim por diante.

Um fato interessante é que, o NASDAQ100 opera apenas com instituições não financeiras que também estejam dentro do NASDAQ "comum". Portanto, essa modalidade de Bolsa de Valores é como se fosse para um nicho específico de empresas, dentro de uma grande Bolsa em geral.

Além disso, também tem como principal característica lidar restritamente com títulos do mercado tecnológico. Fazem parte dessa Bolsa de Valores as famosas "empresas FAANG": Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google.

É índice de ações bem - bem! - específico, com rigorosos critérios a serem cumpridos.

Qual são os critérios impostos pelo NASDAQ100?

Essa Bolsa de Valores norte-americana possui exigências muitas claras a serem trabalhadas pelas empresas que estiverem dentro do padrão descrito anteriormente. 

O índice é composto de acordo com o valor de mercado das empresas - quantidade de ações de uma companhia multiplicada pelo valor de cada uma. Isso significa que, quanto maior for o valor de mercado, mais representado pelo NASDAS100 a empresa será.  

Dentre os critérios impostos, podemos citar alguns exemplos, como:

Não há um valor de mercado mínimo pré-estabelecido para que as companhias tenham seus títulos inclusos no NASDAQ100. Porém, elas devem obrigatoriamente fazer parte das 100 maiores empresas que atendem a todos os requisitos exigidos.

NASDAQ100 e a Bolha da Internet - como aconteceu?

A bolha da internet aconteceu nos anos 2000. Na época, com esse grande recurso tecnológico em expansão, as empresas do setor pareciam ser promissoras para muitos investidores.

Sendo assim, muitos múltiplos de mercado eram negociados acima do seu valor real, na expectativa de uma alta lucratividade futura. Porém, a bolha estourou, e com isso uma série de companhias presentes no NASDAQ100 se mostram não tão lucrativas assim.

Na época, o mercado tecnológico enfrentou uma de suas maiores quedas, levando quase 15 anos para de recuperar dessa crise

Termo do dia

Administrador

Você sabe o que faz o administrador de fundos de investimento? Vamos responder essa e outras questões; confira!

Veja outros termos