Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Moldagem

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/12/2019 às 17:06 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Moldagem?

Moldagem é o nome dado a um tipo de função mental diretamente ligada à memória e aos chamados vieses cognitivos.

Por definição, a Moldagem é caracterizada como a união de duas outras funções: o Nivelamento e a Amolação (ou ainda Leveling e Sharpening, de acordo com os termos originais em Inglês).

Como a Moldagem funciona?

Para começar, o Nivelamento é caracterizado como, ao contar as nossas histórias, filtramos o que falamos de modo a omitir determinadas partes da experiência para que certos eventos não sejam revelados - a partir de então adaptamos toda a história para alcançar esse objetivo.

Imagine que você, ainda adolescente, vai à casa de um(a) amigo(a) durante a tarde. No entanto, ao invés de voltar para a sua casa às 18h como é a regra, vocês vão a uma festa e ficam lá até às 22h. Os seus pais estudam à noite e só chegam às 23h - logo, quando você chega eles não estão em casa ainda. Na festa, você encontrou um velho conhecido da sua família, que não via há alguns anos, contudo, ao contar do seu dia, você se nega a revelar o fato, visto que isso poderia abrir espaço para mais perguntas sobre onde vocês se encontraram ou mesmo uma ligação dos seus pais para aquele conhecido. Esse é o Nivelamento em ação.

Já a Amolação consiste na capacidade humana de se lembrar de pequenos detalhes de uma experiência que vivenciou enquanto a reconta a alguém.

É como você, contando a(o) sua(eu) melhor amiga(o) sobre ter ido jantar na noite passada. Você não apenas descreve o prato delicioso que comeu e o pedaço astronômico de couve no dente da sua companhia, como se lembra que sobre a mesa havia uma toalha decorada cor de rosa, com uma pequena mancha de molho de tomate.

É plausível recordar o mais importante (como a refeição), mas o que de relevante há na tal mancha? Para contrair bastante o princípio da Inibição da Memória, certo? Bom, podemos culpar (ou parabenizar?) a Amolação por isso.

Como a Moldagem se relaciona com os vieses cognitivos?

A Moldagem não é, por si só, um viés cognitivo. Na verdade, está mais para uma ferramenta dos vieses, uma das configurações mentais através das quais eles se expressam. Por isso mesmo é tão importante conhecê-la.

O Efeito Bumerangue, por exemplo, é praticamente um especialista tanto no Nivelamento quanto na Amolação. Enquanto o Nivelamento lhe permite descrever o oponente numa discussão como menos racional do que realmente foi (omitindo os seus argumentos precisos), a Amolação abre espaço parra a Falácia da Falácia use de um pequeno deslize do outro, bem bobo mesmo, para invalidar absolutamente tudo o que ele disse.

O Viés de Confirmação segue o mesmo tipo de caminho junto à Moldagem. Enquanto o Nivelamento lhe ajuda a desconsiderar tudo aquilo que ameaça a sua visão de mundo, omitindo todas as críticas já feitas a ela ao compartilhá-la com um filho, por exemplo, a Amolação favorece que pequenos detalhes capazes de reforçar a crença sejam trazidos à tona.

Mais uma vez enfatizamos: a Moldagem não é o viés em si, ele é apenas a ferramenta. Conhecê-lo te permite reconhecer que um viés pode estar por trás do seu comportamento, manipulando a memória e interferindo no seu comportamento em todas as áreas da sua vida.

Como bem sabemos, depois de tantos artigos sobre vieses por aqui, desde relacionamentos e trabalho à saúde e dinheiro (é claro!) são alvos fáceis do pensamento enviesado. E como não é possível aniquilá-los, podemos amenizá-los: conhecê-los tintim por tintim é um excelente caminho para isso.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados