Open Nav Logo Mais Retorno

Mesa de Operações

O que é mesa de operações?

Mesa de operações refere-se a uma área em que são realizadas atividades de negociação em instrumentos financeiros, como ações, renda fixa, futuros etc. As mesas de operações ficavam nos prédios de várias bolsas, como a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e a Bovespa, a bolsa de São Paulo.

No entanto, com o advento das plataformas eletrônicas de negociação (home brokers), muitas das mesas de operações que antes dominavam as trocas no mercado desapareceram à medida que as negociações se tornaram mais eletrônicas.

Além das atividades de negociação, as mesas de operações também ajudam os clientes na estruturação de operações, na observação de oportunidades e na assessoria de investimentos e aplicação de recursos.


Noções básicas sobre a mesa de operações

 

Corretoras, bancos de investimento e outras empresas envolvidas em atividades de negociação também podem ter mesas de operações. Nesse caso, refere-se ao local do escritório físico que abriga a divisão comercial, que pode concluir transações pela Internet ou telefone.

Existem muitos tipos diferentes de operadores que podem ser encontrados nas mesas de operações. Os mais comuns são os corretores institucionais, encarregados de negociar em nome dos clientes. Outros tipos de traders incluem brokers, sales trader, prop trader e outros.

Geralmente, cada operador é especializado em algum segmento de mercado, como câmbio, commodities, renda fixa, ações e outros.

Quem utiliza a mesa de operações?

As mesas de operações podem ter diferentes tamanhos e atuar com diferentes segmentos, conforme falamos. Em geral, elas servem para atender o investidor final, como os clientes de uma corretora, por exemplo.

Elas também podem atender outras instituições financeiras ou realizar negociações com fundos internos, da própria instituição, como no caso dos bancos de investimento.

É comum que os clientes atendidos por uma mesa de operações sejam de grande porte, visto que para os investidores menores não compensa pagar pelos serviços dos operadores. Os investidores que procuram por uma mesa de operações procuram o serviço para ter:

  • Orientações de um especialista em dada aplicação antes de tomar suas decisões de investimento;
  • Realização de operações estruturadas – como long&short, travas, alavancagem, entre outros;
  • Mais velocidade e segurança no lançamento e execução de ordens no mercado;
  • Atendimento personalizado e exclusivo para cada situação;
  • Acesso a uma maior variedade de produtos financeiros;

Mesa de operações e o pregão à viva voz

O pregão à viva voz foi o principal método de negociação usado pelas mesas de operações antes do surgimento do comércio eletrônico. O método usava comunicações verbais e de sinais manuais para transmitir informações, como o nome de uma ação, a quantidade que o corretor deseja negociar e o preço pelo qual deseja negociar.

Por exemplo, um corretor pode levantar a mão se desejar aumentar sua oferta. As negociações executadas usando o pregão à viva voz formavam um contrato entre indivíduos na mesa de operações e as corretoras e investidores que representam.

A Bovespa eliminou as negociações por meio do pregão à viva voz em julho de 2009.

Atualmente, os operadores nas mesas de operações utilizam o home broker sistema oferecido pelas corretoras de valores, que serve para realizar negociações dos investimentos. Através de um home broker, os operadores podem comprar e vender diretamente, em tempo real, qualquer tipo de ativo negociável.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados