Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

LIG – Letra Imobiliária Garantida

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/11/2019 às 22:37 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Letra Imobiliária Garantida?

Para financiar as atividades do mercado imobiliário, a poupança e o FGTS são as opções mais tradicionais e que são complementadas por títulos de investimento, como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). Uma opção lançada no mercado financeiro brasileiro recentemente, com a mesma finalidade, é a Letra Imobiliária Garantida (LIG).

A LIG é um título de crédito nominativo, transferível e negociável. Ela funciona de forma semelhante às covered bonds (CB), um tipo de investimento muito utilizado no mercado europeu.

Embora ela tenha sido criada em 2015 pela lei 13.097, a Letra Imobiliária Garantida só foi regulamentada pelo Banco Central em 2018 e sob supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que oficializa a oferta pública de LIGs.

Como a Letra Imobiliária Garantida funciona?

Assim como outras letras financeiras, como a LCI e CRI, a LIG é um título lastreado por créditos imobiliários. Ou seja, a finalidade dessa opção de investimento é de fomentar este setor da economia.

Este funding é voltado ao financiamento imobiliário feito pelas instituições. É como se você estivesse emprestando dinheiro para que o banco financie e compra de imóveis para os clientes.

Por ser um título de crédito, seu investimento se transforma em dívida para o emissor. Por isso, em troca você recebe uma remuneração por esse empréstimo.

Prazo

A Letra Imobiliária Garantida tem prazo de vencimento entre dois e cinco anos. Ela se diferencia da LCI, que costuma ter prazos menores, de menos de um ano. A intenção do mercado é que a LIG seja uma fonte de investimento de longo prazo para as instituições, assim como acontece com o crédito imobiliário.

Rentabilidade

Outro diferencial da LIG está na sua rentabilidade, que pode ser atrelada à variação cambial. Outras opções de remuneração estão associadas às:

Como investir em Letra Imobiliária Garantida?

A Letra Imobiliária Garantida pode ser emitida por:

  • Bancos;

  • Sociedades de crédito, financiamento ou investimento;

  • Caixas econômicas;

  • Empresas hipotecárias;

  • Associações de poupança e empréstimo.

Dentro do prazo mínimo de dois anos, há uma carência de 12 meses, caso queira vendê-lo antes da data de vencimento. O título também não tem opção de recompra pelo emissor, como ocorre com o Tesouro Direto, por exemplo.

Vantagens da Letra Imobiliária Garantida

A principal característica da LIG está nas garantias dadas pela instituição financeira ao investidor. Caso ela venha a quebrar, a emissora se compromete a pagar o investimento. Além disso, há uma carteira de ativos imobiliários à parte do patrimônio da instituição emissora e que é exclusivo para a LIG.

Ou seja, mesmo que o banco ou outra instituição que emitiu o título venha a quebrar, os ativos serão pagos aos investidores. Esse pagamento é feito através dos créditos concedidos ou pela venda dos empreendimentos.

A garantia é dada por meio do agente fiduciário, que, de modo geral, monitora os critérios da LIG e da carteira de ativos. No entanto, ele pode assumir a administração do título em caso de quebra do emissor.

Quanto ao Imposto de Renda, a Letra Imobiliária Garantida é isenta de pagamento da alíquota para investidores Pessoa Física e estrangeiros.

Desvantagens

Apesar da garantia dupla, a LIG não tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante o ressarcimento para até R$ 250 mil por pessoa e por instituição financeira emissora, até o limite total de R$ 1 milhão a cada quatro anos.

Por ter um prazo maior de vencimento, de pelo menos dois anos, este é um título com menor liquidez. Isso faz com que o investidor precise de um planejamento financeiro estruturado, de forma que não necessite desse dinheiro até o prazo final.

Isso também inclui o período de carência de 12 meses, que é o tempo mínimo exigido para manter o título antes de vendê-lo.

Vale a pena investir em Letra Imobiliária Garantida?

Se comparada com a LCI, a Letra Imobiliária Garantida oferece mais opções de remuneração pelo indicadores ou taxas às quais ela pode ser atrelada. Além disso, o retorno pode ser maior, já que os prazos de vencimento do título também são maiores do que a LCI.

Nessa comparação entre LIG e LCI, há expectativa do mercado de que os investidores passem a optar mais pela Letra Imobiliária Garantida por conta de sua estrutura mais atrativa, especialmente para perfis conservadores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados