Quem é Joel Greenblatt?

Joel Greenblatt é um renomado professor e investidor de sucesso, fundador da Gotham Capital e criador da inspiradora “fórmula mágica”.

Calma, a gente explica! Mas antes vamos entender um pouco mais da sua trajetória.

Nascido no dia 13 de Dezembro de 1957, na cidade de Great Neck nos Estados Unidos, Greenblatt graduou-se em administração de empresas pela The Wharton School em 1979, na Universidade da Pensilvânia, e um ano depois deu continuidade com MBA pela mesma instituição.

Criou o fundo de hedge Gotham Capital no ano de 1957, quando deu início a sua carreira no mercado financeiro, alcançando retornos expressivos (cerca de 40%) e se tornando um dos maiores gestores da área.

Desde 1996 até os dias atuais, Greenblatt se dedica a ministrar aulas de investimento em valor na Columbia University Graduate School of Business.


Como Joel Greenblatt ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Na época em que Greenblatt fundou a Gotham Capital, contou com o investimento de mais de 7 milhões de dólares cedidos por Michael Milken, investidor de sucesso da década de 1980 famoso por sua personalidade voltada a operações de alto risco. No ano de 2008, o professor criou a Gotham Asset Management, e afirma que todo seu sucesso se dá por conta da misteriosa “fórmula mágica”.

Essa fórmula classifica as empresas com base em dois fatores: preço sobre lucro e retorno sobre capital. 

Funciona da seguinte maneira: Greenblatt escolhia alguns papéis interessantes para conter em seu portfólio, e em seguida calculava o ROE e o índice P/L de cada um dos ativos. Ranqueava os índices calculados e colocava as empresas de maior ROE como mais rentáveis, e as de menor P/L como mais baratas. Por fim, somava a posição das companhias em cada um dos rankings e chegava ao resultado final: as empresas de menor soma seriam as de melhores combinações de índices, pois seriam as mais baratas e rentáveis.

Em seu livro mais famoso, lançado no ano de 2005 e atualizado em 2010, “The Little Book that Beats the Market” (traduzido em Português para: O Mercado de Ações ao seu Alcance), Joel Greenblatt divide mais detalhes de suas técnicas de investimento, através de metodologias muito simples.

Também é autor de outras obras como “You Can Be a Stock Market Genius:

Uncover the Secret Hiding Places of Stock Market Profits” (Você Pode Ser um Gênio do Mercado de Ações: Descubra os Esconderijos Secretos dos Lucros do Mercado de Ações), que apresenta estudos de casos e informações importantes, e também “The Big Secret for the Small Investor: A New Rout to Long-Term Investment Success” (O Grande Segredo para o Pequeno Investidor: Uma Nova Rota para o Sucesso no Investimento a Longo Prazo) que aborda sobre princípios, bom senso e disciplina.

Joel Greenblatt sempre utilizou de análises fundamentalistas para direcionar todos os seus movimentos na bolsa de valores. Possui a opinião de que, ações não devem ser tratadas como novas aventuras, e encarar de forma extremamente natural as oscilações a curto prazo. Buscava dar preferência por ações pouco valorizadas, mas com grande potencial de crescimento.

Em uma de suas citações, expressa sua opinião:

“Eu não sei... (porque o preço das ações flutua tanto)... e não me importo. Nós podemos perder muito tempo nos preocupando com a psicologia, mas isso sempre ocorreu e vai continuar a acontecendo. Podemos sentar e conversar para tentar descobrir tudo, mas prefiro manter as coisas simples. Eu só quero tirar proveito disso. As oportunidades estão aí. No curto prazo o mercado é ineficiente, mas tenha em mente que quando você faz a sua análise não precisa se preocupar com o próximo trimestre. Se fizer uma boa avaliação, o ‘senhor Mercado’ irá pagá-lo, cedo ou tarde”.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Patrimônio Líquido

O que é Patrimônio Líquido? O Patrimônio Líquido é mais um grupo que faz parte do Balancete e do Balanço Patrimonial das empresas. Esse grupo, em…

Veja outros termos