Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Joel Greenblatt

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/02/2020 às 18:30 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Joel Greenblatt?

Joel Greenblatt é um renomado professor e investidor de sucesso, fundador da Gotham Capital e criador da inspiradora “fórmula mágica”.

Calma, a gente explica! Mas antes vamos entender um pouco mais da sua trajetória.

Nascido no dia 13 de Dezembro de 1957, na cidade de Great Neck nos Estados Unidos, Greenblatt graduou-se em administração de empresas pela The Wharton School em 1979, na Universidade da Pensilvânia, e um ano depois deu continuidade com MBA pela mesma instituição.

Criou o fundo de hedge Gotham Capital no ano de 1957, quando deu início a sua carreira no mercado financeiro, alcançando retornos expressivos (cerca de 40%) e se tornando um dos maiores gestores da área.

Desde 1996 até os dias atuais, Greenblatt se dedica a ministrar aulas de investimento em valor na Columbia University Graduate School of Business.

Como Joel Greenblatt ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Na época em que Greenblatt fundou a Gotham Capital, contou com o investimento de mais de 7 milhões de dólares cedidos por Michael Milken, investidor de sucesso da década de 1980 famoso por sua personalidade voltada a operações de alto risco. No ano de 2008, o professor criou a Gotham Asset Management, e afirma que todo seu sucesso se dá por conta da misteriosa “fórmula mágica”.

Essa fórmula classifica as empresas com base em dois fatores: preço sobre lucro e retorno sobre capital. 

Funciona da seguinte maneira: Greenblatt escolhia alguns papéis interessantes para conter em seu portfólio, e em seguida calculava o ROE e o índice P/L de cada um dos ativos. Ranqueava os índices calculados e colocava as empresas de maior ROE como mais rentáveis, e as de menor P/L como mais baratas. Por fim, somava a posição das companhias em cada um dos rankings e chegava ao resultado final: as empresas de menor soma seriam as de melhores combinações de índices, pois seriam as mais baratas e rentáveis.

Em seu livro mais famoso, lançado no ano de 2005 e atualizado em 2010, “The Little Book that Beats the Market” (traduzido em Português para: O Mercado de Ações ao seu Alcance), Joel Greenblatt divide mais detalhes de suas técnicas de investimento, através de metodologias muito simples.

Também é autor de outras obras como “You Can Be a Stock Market Genius:

Uncover the Secret Hiding Places of Stock Market Profits” (Você Pode Ser um Gênio do Mercado de Ações: Descubra os Esconderijos Secretos dos Lucros do Mercado de Ações), que apresenta estudos de casos e informações importantes, e também “The Big Secret for the Small Investor: A New Rout to Long-Term Investment Success” (O Grande Segredo para o Pequeno Investidor: Uma Nova Rota para o Sucesso no Investimento a Longo Prazo) que aborda sobre princípios, bom senso e disciplina.

Joel Greenblatt sempre utilizou de análises fundamentalistas para direcionar todos os seus movimentos na bolsa de valores. Possui a opinião de que, ações não devem ser tratadas como novas aventuras, e encarar de forma extremamente natural as oscilações a curto prazo. Buscava dar preferência por ações pouco valorizadas, mas com grande potencial de crescimento.

Em uma de suas citações, expressa sua opinião:

“Eu não sei... (porque o preço das ações flutua tanto)... e não me importo. Nós podemos perder muito tempo nos preocupando com a psicologia, mas isso sempre ocorreu e vai continuar a acontecendo. Podemos sentar e conversar para tentar descobrir tudo, mas prefiro manter as coisas simples. Eu só quero tirar proveito disso. As oportunidades estão aí. No curto prazo o mercado é ineficiente, mas tenha em mente que quando você faz a sua análise não precisa se preocupar com o próximo trimestre. Se fizer uma boa avaliação, o ‘senhor Mercado’ irá pagá-lo, cedo ou tarde”.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados