Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Isenção

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/09/2019 às 21:18 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Isenção?

A isenção, em definição, é o desprendimento moral ou a imparcialidade. Na prática, ela é utilizada para expressar o ato de livrar alguém de uma obrigação, em especial no que tange a taxas e/ou tributos.

Afinal de contas, quem nunca ouviu um amigo dizer que a inscrição para um determinado vestibular estava muito cara, mas felizmente ele estava isento da mesma. Ou leu uma notícia que lembrava ao público que o período para solicitar isenção para realizar um certo concurso público estava acabando? Sem falar na eterna dúvida de se enquadrar ou não no grupo de isentos de recolhimento do Imposto de Renda.

De qualquer forma, as pessoas sempre se depararão com esse conceito, ao menos uma vez na vida. E além das dúvidas a respeito do seu próprio perfil, surgem também as perguntas a respeito de processos e prazos, que como veremos adiante, é diferente em cada situação.

Quais são os tipos mais comuns de isenção?

A isenção, como dito, é um benefício que pode ser aplicado em diferentes áreas e situações de nosso cotidiano. Conheça os tipos mais comuns e suas principais condições de liberação:

Isenção de Taxas

Neste caso, as taxas são valores cobrados sobre a prestação de serviços específicos e tem como direito à isenção a pessoa que cumprir todos os requisitos pré-estabelecidos.

Um exemplo clássico desse modelo é a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): alunos matriculados em escola pública ou com baixa renda comprovada são automaticamente isentos da taxa (que varia em um valor de até R$100, de acordo com os últimos anos).

Isenção do IPTU

A dispensa do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é estabelecido por lei para públicos específicos.
Os principais beneficiados são: aposentados e pensionistas, idosos com 65 anos ou mais que não dispõem de renda, proprietários com filhos e/ou dependentes legais, portadores de deficiências físicas ou mentais e outros.

Isenção do IPVA

A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é destinada aos portadores de deficiências, taxistas e aos automóveis de entidades filantrópicas (empresas que prestam serviços a nichos específicos sem fins lucrativos).

Isenção Tributária

Ainda que já tenhamos falado de IPTU e IPVA, é importante pontuar que esses são apenas alguns dos tributos cujos contribuintes podem ser isentos de recolhimento.

Juntamente com o imposto de renda, eles são os mais conhecidos por se aplicarem a bens populares e aos ganhos de todos os cidadãos.

Exemplos de impostos que contam com isenção em alguns casos são:

  • Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (o ITBI);
  • Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (o ITCMD);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ou apenas Imposto sobre Serviços, o ISS)
  • Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (o IRPJ);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (o IPI);
  • Imposto sobre Operações Financeiras (o IOF);
  • Imposto sobre Importação (o II).

Em alguns, a isenção está atrelada ao tipo de contribuinte (como no caso da pessoa com deficiência), ao faturamento da companhia (como no caso das pequenas empresas) ou ao tipo de produto comercializado (como no caso de empilhadeiras importadas).

No mercado financeiro ainda existem as isenções de impostos para o rendimento de produtos financeiros específicos, como é o caso das LCI, LCA, CRI, CRA, Debêntures Incentivadas, aluguéis de Fundos Imobiliários, entre outros.

Onde e como conseguir a isenção?

Todo tipo de isenção necessita, obrigatoriamente, da solicitação dentro do prazo especificado pelo órgão competente e a apresentação dos documentos comprobatórios da necessidade de isenção.

Após a análise da documentação e comprovação da sua situação, decide-se se o benefício será concedido ou não.

Então, para obter maiores informações é indicado acompanhar os portais de notícias em geral e os especializados (como os sites específicos para concurseiros, por exemplo), além dos portais online de cada órgão, onde as informações para o processo devem ser públicas e apresentadas de maneira clara para você.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados