Última modificação em 29 de outubro de 2020

O que é ISE?

O ISE - sigla correspondente a "Índice de Sustentabilidade Empresarial" - é um recurso utilizado para mensurar qual o nível de sustentabilidade que as empresas listadas na Bolsa de Valores detém. 

Ao se deparar com o termo sustentabilidade, a primeira coisa que vem a sua cabeça é o meio ambiente? Se a resposta foi sim, saiba que não está errado. Mas nós estamos aqui para te mostrar que vai muito além disso!

Quando levamos essa palavra para o sentido corporativo, devemos entender a sustentabilidade empresarial como a capacidade que uma companhia tem de gerar valor através do tempo, de maneira constante e consistente. Se o modelo não é sustentável, ele não "se sustenta" com o passar dos anos e cai por terra rapidamente. 

Por sua vez, o termo também pode ser usado, no mesmo contexto, para designar a capacidade de gerar valor através do tempo sem causar danos à população em geral. Do contrário, a companhia não apenas pode desaparecer, como promove uma precarização nas condições sociais, políticas e econômicas de seu país.

Esse valor é empregado através de algumas ações positivas, como o aproveitamento prudente dos recursos disponíveis - desde a matéria prima utilizada para fabricar alguma coisa até a mão de obra investida nesse processo - e, principalmente, de uma conduta correta frente às obrigações legais, como pagamento de tributos e assim por diante. 

Uma empresa que explora seus funcionários ou que sonega impostos, por exemplo, está bem longe de ser considerada sustentável. Ao fazer isso, seu produto perde valor e o preço a ser pago por eles deixa de ser justo.

Qual é o objetivo do ISE?

O principal objetivo do ISE é rankear as maiores e principais empresas que se enquadram dentro desse conceito de sustentabilidade corporativa. Conforme falamos anteriormente, essa avaliação é feita somente entre as companhias listadas na B3.

Esse índice foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Essa última, por sua vez, teve boa parte de seu desenvolvimento orquestrado pelo ex-Ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen.

Você pode até se perguntar "ok, mas qual é a finalidade de ranquear essas empresas?". A resposta simples e objetiva é: incentivo!

Muito mais do que classificar as empresas sustentáveis da Bolsa de Valores, o ISE busca incentivar as corporações de um modo geral a sempre buscarem por esse perfil. Empresas que agregam valor para o consumidor, também agregam valor ao mercado financeiro  - seja ele nacional ou estrangeiro.

Isso porque, quando uma empresa aparece no ranking do ISE, ela é mais valorizada pelos investidores, justamente por mostrar que é compromissada com boas condutas. Ou seja, é bom para terceiros, mas também é bom para si mesma, já que tem a sua imagem e reputação promovida de uma maneira bem positiva.

Como o ISE é calculado?

O método mais simples que o Centro de Estudos em Sustentabilidade utiliza para analisar, e consequentemente ranquear as empresas, é um questionário.

O questionário do ISE é aplicado em todas as companhias que desejam fazer parte da classificação, visando as vantagens e benefícios mencionados no tópico anterior.

As empresas listadas podem se inscrever para o processo em 3 categorias diferentes: "simulado", "elegível" e "treineira". A primeira se aplica a qualquer companhia, enquanto as outras duas se restringem apenas a corporações que possuam uma quantidade mínima de ações líquidas.

O questionário é composto por perguntas sobre política, gestão administrativa, legislação e demais assuntos que competem ao interesse de uma empresa com condutas sustentáveis. 

A ranking tem duração de 1 ano, ou seja, o ISE é calculado a cada 12 meses.

O ISE possui relação com o meio ambiente?

Mesmo que nós tenhamos te apresentado uma nova perspectiva sobre sustentabilidade, vale esclarecer que o ISE também possui relação com o meio ambiente, mesmo que indiretamente.

Isso porque, faz parte das ações de uma empresa sustentável se preocupar em agregar valor ao consumidor, ao mercado, a sua própria marca e também ao meio social em que pertence. Portanto, preservar a natureza é um compromisso importante a ser honrado!

Termo do dia

Out Of The Money

O que é Out Of The Money? Out Of Money (OTM) é um termo muito utilizado no mercado financeiro na negociação de opções no mercado à…