Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IPA – Índice de Preços ao Produtor Amplo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/02/2020 às 22:24 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo?

Índice de Preços ao Produtor Amplo, mais conhecido pela sigla IPA, é o nome dado a um tipo específico de índice de preços elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (o IBRE). Além dele, existem ainda outros importantes índices levantados pela mesma organização, como é o caso do IPC, do IGP e do INCC.

Antes de debatermos mais a fundo a respeito do IPA, é importante que você tenha clareza sobre o que são os índices de preço, quais são os seus objetos de estudos (isto é, o que eles avaliam) e as consequências que trazem para a sua vida e para a sociedade, de modo geral. Por isso, apresentamos esse conhecimento já no seguinte tópico.

O que é um índice de preços? Qual é o objeto de estudo do IPA?

Por definição, um índice de preço se dedica a mensurar o comportamento dos preços em determinado setor ou categoria. Como as cotações são tidas como o espelho mais preciso da balança da oferta e da demanda, expressando em sua evolução quando há queda ou aumento em um dos lados e como isso se relaciona com todas as outras atividades econômicas, os indicadores baseados nos preços são ferramentas fundamentais quando se trata de entender a circulação da riqueza em uma localidade. 

Não a toa, além dos relatórios distribuídos gratuitamente pelo IBRE como bens públicos, empresas públicas e privadas contratam a organização para produzir outros índices financeiros mais específicos. 

No caso desses índices contratados, os objetos de estudo podem ser os mais variados - depende muito da necessidade daquela companhia. Já no caso do IPA, o objeto é claro: os bens de produção e os bens de capital. Para deixar claro, os bens de consumo só entram para a conta quando ainda estão sendo comercializados a título de revenda, visto que o IPA tem como objetivo mensurar as transações comerciais realizadas entre as empresas, e não das empresas para os consumidores finais. 

Caso você não esteja familiarizado com essas definições de bens, saiba que é fácil entender:

  • Os bens de produção são aqueles usados pelas empresas para produzir outros produtos. É o caso do leite que se transforma em queijo e do parafuso que, juntamente com outros componentes, se transforma no carro;
  • Os bens de capital não são transformados nem inseridos, mas auxiliam na produção desses novos produtos. É o caso, por exemplo, da máquina usada na fábrica e do trator arrozeiro que colhe o arroz nas plantações;
  • Os bens de consumo são aqueles destinados já ao consumidor final. É o queijo que você come, o carro que você compra e no qual você se locomove, o arroz servido no seu jantar, a roupa que está vestindo etc.

Como funciona o IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo?

Como você já sabe, o IPA mede essencialmente a variação dos preços dos produtos agropecuários e industriais. O que você não sabe (ainda) é que essa mensuração é feita de 3 formas diferentes, resultando assim em 3 tipos de IPA: IPA-10, IPA-M e IPA-DI.

O IPA-10 é medido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência. Isso quer dizer que o IPA-10 referente ao mês de fevereiro expõe a variações de preços entre 11 de janeiro e 10 de fevereiro.

Já o IPA-M (sigla para Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado) calcula a evolução entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência. Novamente, se estamos tratando do IPA-M referente ao mês de fevereiro, a variação de preços exposta será do período entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Por fim, há o IPA-DI (sigla para Índice de Preços ao Produtor Amplo - Disponibilidade Interna). De forma bem simples, o IPA-DI é medido com base no período entre o primeiro e o último dia do mês de referência - seguindo o nosso exemplo, de 1 a 28 (ou 29) de fevereiro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados