Última modificação em 19 de agosto de 2020

O que é Internet Banking

Internet Banking é o termo usado para o canal que possibilita acessar uma conta tradicional a partir de um dispositivo conectado à internet, por meio de um site ou aplicativo específico.

O internet banking pode permitir que o usuário verifique informações como o seu saldo e realize movimentações, como transferência de valores e pagamento de contas.


Vantagens do internet banking

O internet banking representa um avanço, especialmente para as pessoas que não migraram para uma conta digital. Ele trouxe a libertação das agências e do atendimento presencial.

Graças a esse serviço, não é mais necessário comparecer na boca do caixa ou no caixa eletrônico para atividades simples, como verificar o saldo da conta. Nesse sentido, o internet banking traz conveniência, agilidade e até economia.

Outro ponto importante é que, com o internet banking, muitas pessoas conseguiram melhorar seu controle sobre as finanças pessoais.

Isso porque, anteriormente, um cliente do banco só podia realizar seu controle a partir de informações parciais, que ele pegava algumas vezes por mês, ao retirar um extrato bancário. Agora, é possível realizar esse controle em tempo real, com as informações mais atualizadas sobre o status da conta.

Fragilidades do Internet Banking

Ao levar a conta bancária para os dispositivos conectados à internet, essa conta acaba sendo exposta a todos os perigos associados à segurança de dados. Portanto, os usuários desse serviço precisam tomar cuidado redobrado.

Por exemplo, ao acessar o internet banking em um computador compartilhado, é possível que o usuário seguinte consiga recuperar a senha e entrar na conta. Ainda que o dispositivo em si não seja compartilhado, se a rede utilizada não for segura, isso também é possível.

Outro exemplo de perigo são os sites falsos. Alguns golpes envolvem criar um site muito parecido com o do banco. Quando as pessoas acessam essa versão falsa e tentam fazer login, seus dados são gravados e enviados para os responsáveis pelo esquema. Então, eles podem usá-los para acessar a conta no site real e, assim, retirar o dinheiro da conta.

Por esses motivos, algumas recomendações são transmitidas a todos os usuários de internet banking como manter o antivírus sempre atualizado, só acessar o serviço em dispositivos e redes protegidos e conferir o certificado de segurança do site antes de tentar o login.

Os bancos também tomam medidas para reduzir os riscos. Uma delas é só permitir que o internet banking seja acessado a partir de dispositivos que foram autorizados em uma agência ou no caixa eletrônico.

Internet Banking x Conta Digital

O internet banking tornou-se um importante instrumento dos bancos tradicionais para competir com as statups que oferecem conta digital. Afinal, para muitas pessoas, a conta digital passou a representar uma alternativa atrativa às filas e ao atendimento fraco das agências bancárias.

No entanto, existe uma distinção importante entre uma conta tradicional com internet banking e uma conta digital de verdade. É que apenas a conta digital pode ser aberta e fechada pela internet. Podemos dizer que a conta digital é nativa do universo virtual, enquanto o internet banking é uma conta do mundo real transportada para o universo virtual.

Internet Banking x Mobile Banking

Tecnicamente falando, internet banking é um termo geral, que se refere a qualquer forma de acessar uma conta bancária pela internet, seja isso através de sites ou de apps.

No entanto, mais recentemente, com o estrondoso aumento do acesso às contas bancárias por meio de aplicativos, ocorreu uma divisão. Agora, internet banking pode ser usado para se referir apenas ao acesso pelo site, enquanto mobile banking diz respeito especificamente ao acesso por apps.

Dados liberados pela Febraban em 2017 apontam que, em 2016, 34% do acesso online a contas bancárias foi realizado por meio de mobile banking, enquanto 23% foi realizado por meio de internet banking. Essa foi a primeira vez que a modalidade mobile ficou em primeiro lugar, uma tendência que só deve aumentar.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Evasão Fiscal

O que é evasão fiscal? A evasão fiscal ou “sonegação fiscal”, como é mais popularmente conhecida, é o ato de fraudar, adulterar, omitir ou alterar o valor…

Veja outros termos