Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Banco Digital

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/11/2019 às 20:19 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Banco Digital?

Um Banco Digital representa um processo virtual que inclui serviços bancários online e além. Como uma plataforma de ponta a ponta, ele deve abranger o front-end que os consumidores veem, o back-end que os funcionários veem através de seus servidores e painéis de controle de administração e o middleware que conecta esses nós.

Por fim, um banco digital deve facilitar todos os níveis funcionais do banco em todas as plataformas de prestação de serviços. Em outras palavras, ele deve ter as mesmas funções de matriz, filial, serviço online, cartões bancários, caixas eletrônicos e máquinas de ponto de venda, mesmo que online.

A razão pela qual o banco digital é mais do que apenas uma plataforma móvel ou online é que inclui soluções de middleware. Middleware é um software que une sistemas operacionais ou bancos de dados a outros aplicativos.

História do Banco Digital

 

As primeiras formas de Banco Digital remontam ao advento de caixas eletrônicos e cartões lançados na década de 1960. Como a internet surgiu na década de 1980 com o início da banda larga, as redes digitais começaram a conectar varejistas com fornecedores e consumidores para desenvolver necessidades de catálogos online e sistemas de software de inventário.

Na década de 1990, a internet se tornou amplamente disponível e o banco online começou a se tornar a norma. A melhoria dos sistemas de banda larga e comércio eletrônico no início dos anos 2000 levou ao que hoje se assemelhava ao mundo dos Bancos Digitais modernos. A proliferação de smartphones ao longo da década seguinte abriu as portas para transações que ultrapassam os caixas eletrônicos.

Atualmente, há uma demanda por consistência de ponta a ponta e por serviços, otimizados em conveniência e experiência do usuário. O mercado oferece front-ends entre plataformas, permitindo decisões de compra com base na tecnologia disponível, como dispositivos móveis, com um desktop ou Smart TV em casa. Para que os bancos atendam às demandas dos consumidores, precisam continuar se concentrando na melhoria da tecnologia digital que fornece agilidade, escalabilidade e eficiência.

Abrindo conta em um Banco Digital

Para abrir conta em um Banco Digital, o consumidor não precisa se deslocar até uma agência, bastando fazer download do aplicativo em seu smartphone. Geralmente, os Bancos Digitais não cobram taxa de manutenção.

Todo o processo de abertura é feito online, bem como envio de documentos e assinaturas. Com o banco online, os consumidores não precisam visitar uma agência bancária para concluir suas transações. Eles podem fazer tudo isso à sua própria conveniência, onde quiserem — em casa, no trabalho ou em movimento.

As transações bancárias oferecidas variam de acordo com a instituição. Como não possuem agência física, os depósitos são feitos por meio da geração de um boleto pago pelo cliente. Os clientes também recebem cartão de débito e, normalmente, podem sacar dinheiro por meio dos Caixas 24 horas.

Os benefícios do Banco Digital

Os principais benefícios dos benefícios digitais são:

  • Eficiência comercial: as plataformas digitais não apenas melhoram a interação com os clientes e atendem suas necessidades mais rapidamente, mas também fornecem métodos para tornar as funções internas mais eficientes;
  • Economia de custos: uma das chaves para os bancos reduzirem custos são os aplicativos automatizados que substituem o trabalho manual redundante. O processamento bancário tradicional é caro, lento e propenso a erros humanos. As plataformas digitais podem reduzir custos através da sinergia de dados mais qualitativos e resposta rápida às mudanças do mercado;
  • Maior precisão: os bancos tradicionais que dependem principalmente do processamento de papel podem ter uma taxa de erro alta, o que requer retrabalho. Juntamente com a falta de integração de TI entre o pessoal da filial e do back office, esse problema reduz a eficiência dos negócios. Ao simplificar o processo de verificação, é mais fácil implementar soluções de TI com software comercial, levando a uma contabilidade mais precisa;
  • Competitividade aprimorada: as soluções digitais ajudam a gerenciar listas de marketing, permitindo que os bancos alcancem mercados mais amplos e estabeleçam relações próximas com os consumidores.É eficaz para executar programas de recompensas de clientes que podem melhorar a lealdade e a satisfação;
  • Maior agilidade: o uso da automação pode acelerar os processos externos e internos, melhorando a satisfação do cliente.
  • Segurança aprimorada: os Bancos Digitais podem se beneficiar de camadas extras de segurança para proteger os dados.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!