Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Insensibilidade ao Tamanho da Amostra

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/11/2019 às 20:39 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a insensibilidade ao tamanho da amostra?

Insensibilidade ao tamanho da amostra, além de um termo enorme, é um fenômeno que explica o porquê muitos investidores analisam erroneamente o mercado financeiro e obtêm enormes prejuízos com um erro tecnicamente simples. 

Por definição, a insensibilidade ao tamanho da amostra indica a nossa tendência à, diante da necessidade de determinar a probabilidade de um evento (como o sucesso de investidores na bolsa de valores, por exemplo), não respeitar o tamanho da amostra. 

Ou seja, tomamos uma pequena parcela e a consideramos suficiente para representar o grupo como um todo.

Para ilustrar, vamos recorrer a acontecimentos comuns do cotidiano:

  • Quando aquela sua amiga diz que "homens não prestam" porque os últimos relacionamentos dela foram um fracasso, ela está sob o efeito da insensibilidade ao tamanho da amostra (afinal, ela não está analisando o comportamento de todos os homens do planeta para emitir um julgamento);
  • Quando a sua avó diz que a cidade está ficando cada vez mais violenta porque as notícias na televisão são predominantemente negativas, ela está sob o efeito da insensibilidade ao tamanho da amostra (afinal, ela não considerou todos os casos de violência no passado e no presente, nem a progressão do número de habitantes, para emitir um julgamento);
  • Quando, antigamente, se multiplicavam as "piadas" de que loiras eram mais burras, porque algumas mulheres com essa cor de cabelo não eram vistas como espertas, as pessoas estavam sob o efeito da insensibilidade ao tamanho da amostra (afinal, elas não submeteram todas as loiras a testes de Q.I., por exemplo, para emitir um julgamento).

Com esse último caso, aliás, podemos explicar como a insensibilidade ao tamanho da amostra contamina até os estudos acadêmicos. Isso porque estudiosos, analisando grupos isolados, podem tomar como verídicas conclusões que não valem para todos. 

Assim, se o pesquisador seleciona apenas as loiras de uma cidade X e elas coincidentemente têm um Q.I. menor, propagar que "as loiras são burras" é um erro. Isso porque o tamanho da amostra afeta diretamente os resultados.

Mas o que isso tem a ver com o meu dinheiro?

Essa pergunta pode muito bem estar pairando na sua cabeça, como uma nuvem negra. 

A verdade é que, realmente, as loiras, a violência e o histórico amoroso da sua amiga não têm qualquer relação com o seu dinheiro - pelo menos não aqui. 

A influência real está baseada no tipo de erros gerados pela insensibilidade ao tamanho da amostra. 

Um investidor que, sob o viés de sobrevivente, apenas considera os fundos de investimentos ativos para determinar se é uma boa ideia aplicar dessa forma, está sofrendo de insensibilidade ao tamanho da amostra. 

Agora imagine se os resultados o empolgam e, após investir, ele leva um baita prejuízo. 

Certamente ele pensará: "mas eu estudei tanto, comparei dados e fiz a melhor escolha entre eles. Onde eu errei?". Nós já sabemos a resposta, certo?

O mesmo pode acontecer com consumidores. Ao refletir sobre o melhor sabão em pó para lavar as suas roupas, o que você está se perguntando é : "qual deles têm a maior probabilidade de deixá-las limpas?". Para tanto, você se dirige ao supermercado e compara as cinco opções das gôndolas.

Contudo, se o supermercado em questão tem uma parceria com algumas marcas e/ou prioriza os seus próprios produtos, é possível levar para casa um produto mediano como "o melhor entre todos os sabões em pó". O tamanho da sua amostra te induziu ao erro e a desperdiçar dinheiro nessa compra. 

E esses são apenas alguns exemplos. 

Portanto, para garantir que as suas análises futuras (de grandes investimentos a pequenas compras do dia a dia) sejam estaticamente mais precisas, se atente ao tamanho da amostra adotada. 

Não é necessário enlouquecer considerando cada mínimo item, mas sim desenvolver a consciência de até onde aquele grupo representa o todo. Do contrário, ao invés de "piadas" de loiras, a próxima piada de péssimo gosto da sua vida serão as suas próprias escolhas e seus resultados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados