Open Nav Logo Mais Retorno

Infomemo

O que é Infomemo?

Um infomemo, ou information memorandum, é um documento legal emitido para potenciais investidores em um acordo de venda de uma empresa, de private equity, financiamento de empresas ou negócios que envolve, de um lado, um grupo de pessoas detentoras de um projeto ou empresa inovadora e, de outro, um grupo provedor de capital.

Este documento inclui itens como demonstrações financeiras da empresa, projeções financeiras e avaliações, uma descrição detalhada das operações comerciais, análise setorial, entre outros.


Para que serve o infomemo?

 

Um informemo serve para fornecer aos compradores informações sobre a oferta e proteger os vendedores do passivo associado à venda de valores mobiliários não registrados. Funciona essencialmente como um plano de negócios completo, destinado a investidores sofisticados para usar em sua Due Diligence.

Ele é usado pelos proprietários de empresas privadas para atrair um grupo específico de investidores externos. Para esses investidores selecionados, o infomemo é uma maneira de entender o veículo de investimento.

O documento geralmente é elaborado por um banqueiro de investimentos em nome dos empresários. O banqueiro usa o memorando para realizar um leilão entre o grupo específico de investidores para gerar interesse de compradores qualificados.

Na prática, esses documentos são uma formalidade usada para atender aos requisitos dos reguladores de valores mobiliários, uma vez que os investidores mais empenhados geralmente realizam sua própria e extensa auditoria.

Como funciona o infomemo

Em muitos casos, as empresas desejam aumentar seu nível de crescimento sem assumir dívidas ou abrir o capital. Se, por exemplo, uma empresa de manufatura decide expandir o número de plantas de sua propriedade, pode elaborar um infomemo como uma maneira de financiar a expansão. Quando isso acontece, a empresa decide primeiro quanto quer aumentar e a que preço por ação.

A empresa começa trabalhando com um banco de investimento ou banqueiro para redigir um infomemo. Este memorando está em conformidade com as leis de valores mobiliários descritas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após o cumprimento, o documento circula entre um número específico de partes interessadas, geralmente escolhido pela própria empresa. Isso contrasta fortemente com uma oferta pública inicial (IPO), na qual qualquer pessoa do público pode comprar ações da empresa na bolsa de valores.

O infomemo informa aos potenciais investidores tudo o que eles precisam saber sobre a empresa: os termos do investimento, a natureza do negócio e o risco potencial. O documento quase sempre inclui um contrato de assinatura, que constitui um contrato legal entre a empresa emissora e o investidor.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados