Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Índice de Basileia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/07/2019 às 20:16 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Índice de Basileia?

O Índice de Basileia (IB) é um indicador cuja função é mensurar o risco de uma instituição financeira ou banco quebrar. Seu uso, portanto, é de extrema importância para que investidores possam garantir segurança e rentabilidade nas suas aplicações.

O índice é calculado pela relação entre  patrimônio de referência de uma instituição pelo valor dos ativos ponderados pelo risco.

Basicamente, o cálculo é feito da seguinte forma:

IB=PRRWA

Onde:

IB: Índice de Basileia;

PR: Patrimônio de Referência; e

RWA: Valor dos ativos ponderados pelo risco.

O conceito de Patrimônio Referência (PR) foi introduzido pela Resolução nº 2.802, de 21 de

dezembro de 2000  em substituição aos conceitos anteriores de Patrimônio Líquido (PL) e Patrimônio Líquido Ajustado (PLA) para fins de verificação do cumprimento dos limites operacionais das instituições. O PR corresponde à soma de dois níveis de PL:

Nível I: representado pelo patrimônio líquido, acrescido do saldo das contas de resultado credoras, e deduzido do saldo das contas de resultado devedoras, excluídas as reservas de reavaliação, as reservas para contingências e as reservas especiais de lucros relativas a dividendos obrigatórios não distribuídos e deduzidos os valores referentes a ações preferenciais cumulativas e a ações preferenciais resgatáveis;

Nível II: representado pelas reservas de reavaliação, reservas para contingências, reservas especiais de lucros relativas a dividendos obrigatórios não distribuídos, ações preferenciais cumulativas, ações preferenciais resgatáveis, dívidas subordinadas e instrumentos híbridos de capital e dívida.

Já os ativos ponderados pelo risco (RWA) representam outro índice, utilizado pelos bancos para calcular a exposição à ameaças dos seus ativos. O RWA ilustra, portanto, o risco das operações realizadas pela instituição financeira.

O cálculo do índice de Basileia terá como resultado uma percentagem que vai de 0 a 100%. Quanto maior o IB, maior é a sobra de capital próprio ou de patrimônio para que o banco, ou instituição, possa realizar operações de crédito. Ou seja, quanto maior o índice, menor o risco de se investir.

Internacionalmente, a recomendação é que, para ser considerada uma instituição segura para investimento, o IB seja de, no mínimo, 8%. No Brasil a recomendação é de 11%, porém, em média, o Índice de Basileia dos bancos brasileiros gira em torno dos 17%.

Contudo, devemos ressaltar que os ativos das instituições possuem riscos diferentes, e um investimento deve levar isso em conta. Uma debênture, por exemplo, possui risco muito superior a um título do governo que, em alguns casos, têm risco de não recebimento de 0% e, nesse caso, não entrariam no cálculo do IB.

Como utilizar a Basileia a seu favor?

Usar o Índice de Basileia a seu favor é muito simples: antes de fazer um investimento, basta pesquisar e comparar qual o IB do banco ou instituição na qual se pretende realizar as operações.

Se o índice for igual ou maior a 11%, significa que a instituição financeira é sólida e os riscos de perdas são mínimos. Investir em instituições com IB menor que 11% não quer dizer que você terá prejuízo, porém, implica em correr mais riscos.

Como em qualquer investimento, um risco maior também pode significar uma rentabilidade maior. Portanto, cabe ao investidor balancear riscos e oportunidades para maximizar seus ganhos.

Como consultar o Índice de Basileia?

O cálculo do IB não é algo simples de ser feito. Além disso, para realizá-lo, é necessário o acesso a informações que só a própria instituição detém. No entanto, o Banco Central (Bacen) e o site Bancodata disponibilizam o Índice Basileia de todas as instituições financeiras brasileiras.

No sistema Bacen você deve filtrar os resultados pelos campos “Data-base”, “Tipo de instituição” e “Relatório”. Selecionando a opção “Resumo” para o campo “Relatório”, é gerada uma tabela onde constam todas as instituições e os correspondentes Patrimônio Líquido, Lucro Líquido, Patrimônio de Referência, valor dos ativos ponderados pelo risco e o Índice de Basileia.

Já no site Bancodata, você deverá preencher o campo de pesquisa com o nome do banco ou instituição que deseja consultar. Em seguida, você deve clicar no nome da instituição que estará localizada abaixo da classificação “Prudencial”. Na página que será aberta, à esquerda da página, você verá a opção “Basileia e Imobilização”, basta clicar e consultar as informações disponibilizadas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados