O que é Income Investor?

Income Investor é o investidor que aplica uma estratégia chamada de income investing, ou seja, investir em busca de gerar um fluxo consistente de rendimentos, do qual ele possa depender como sua única ou principal fonte de renda. É o que as pessoas chamam, popularmente, de “viver de renda” ou “renda passiva”. 

O termo vem do inglês e pode ser traduzido, literalmente, como “investidor de renda”. Um income investor adota estratégias diferentes na escolha, compra e venda de ativos, se comparado a um trader, por exemplo.


Quem pode ser Income Investor?

Qualquer pessoa pode ser um income investor; sua característica mais importante é o objetivo de transformar os rendimentos financeiros em sua fonte de renda principal. Para muitas pessoas que se identificam com esse perfil de investidor, esse é um caminho para alcançar independência. 

Um income investor bem sucedido não precisa de um emprego fixo, caso não queira, pois seus investimentos garantem que ele terá recursos para arcar com suas contas e necessidades todos os meses. Ele pode se dedicar a outros projetos com o tempo que economiza, inclusive a desenvolver outras fontes de renda, como empreender no mundo dos negócios.

Income Investor x Trader x Buy and Hold Investor

A principal diferença entre um income investor e um trader é que o primeiro busca gerar um fluxo de rendimentos consistente, tendo confiança no recebimento de uma certa renda com regularidade. Previsibilidade alta e baixo risco são, portanto, essenciais para o income investor. 

Enquanto isso, o trazer busca gerar o máximo possível de lucro com a compra e venda de curtíssimo prazo. Por isso, nas suas transações, não existe muita previsibilidade e o nível de risco é alto. De fato, existem notícias de traders que ganham milhares de reais em um dia e perdem tudo no dia seguinte.

Também é importante distinguir o income investor de outro perfil de investidor: o buy and hold investor. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Na estratégia buy and hold, o investidor compra uma ação quando ela está desvalorizada e aguarda que se valorize para vendê-la, obtendo lucro. Essa é uma estratégia de médio a longo prazo, assim como a do income investor; nisso, eles se parecem. 

No entanto, enquanto o buy and hold busca lucro, o income investor busca renda. Ele não venderá uma ação, mesmo que ela se valorize muito, porque seu interesse é no potencial que esse ativo apresenta para gerar renda de forma consistente, pelo distribuição de proventos, como dividendos e JCPs.

Como investe um Income Investor?

Um income investor busca formar uma carteira de ativos especificamente selecionados para gerar a maior rentabilidade possível de forma consistente. Sua prioridade é garantir que o dinheiro entre na conta regularmente. Por isso, em geral, aposta em ações com um histórico de pagar bons dividendos e títulos de dívidas emitidos com taxas de juros atrativas. 

Imagine, por exemplo, que João é um income investor. Pesquisando empresas com um histórico de pagamento de dividendos positivo, ele encontra a XYZ Alimentos, que paga, em média, R$0,75 por ação a cada trimestre. Ele compra ações dessa empresa aos poucos, até constituir uma posição com 1.000 papéis. Portanto, João espera receber, em média, R$750 em dividendos a cada três meses. 

É claro que isso não é suficiente para João “viver de renda”. Ele precisa constituir posições relevantes em diferentes empresas que pagam bons dividendos, sempre considerando que esse pagamento não ocorre todo mês. Além disso, pode também comprar títulos de dívidas, como debêntures e corporate bonds, observando a data de maturidade e as taxas de juros oferecidas.

Esses são os dois fatores essenciais para que um income investor decida quais ativos colocar em sua carteira: quanto ele pode pagar e quando ele vai pagar.

Termo do dia

LTN – Letra do Tesouro Nacional

O que é LTN? As LTNs nada mais são do que as letras do Tesouro Nacional. Isso mesmo, estamos falando de papéis que possuem o lastro…

Veja outros termos