Open Nav Logo Mais Retorno

Ilusão de Percepção Assimétrica

O que é a ilusão de percepção assimétrica?

A ilusão de percepção assimétrica, mais do que um termo de nome longo e esquisito, narra um tipo de fenômeno psicológico muito conhecido de todos os seres humanos: a tendência a acreditar que conhecemos as outras pessoas mais e melhor do que elas mesmas se conhecem.

Para explicar na prática, retornemos para a terceira série. Isso mesmo, o seu eu criança já era um poço de vieses cognitivos.

Agora pense especificamente naquela(e)coleguinha que mais te incomodava.

Era ela(e) levantar a mão para responder uma pergunta qualquer feita à classe para você revirar os olhos. Afinal, isso apenas te lembrava como aquele sujeito era metida(o), espalhafatosa(a) e desesperada(o) por atenção.

Respondendo apenas porque estudou muito e sabe mesmo todas as respostas? Nada disso. Só você era capaz de ver as reais intenções dela(e), lá no fundo da sua alma.

Agora a ilusão de percepção assimétrica parece muito infantil para você? Errado! Até hoje ela tem influência na vida de todos os adultos e é sobre isso que falaremos nos tópicos a seguir.


Qual é a relação entre a ilusão de percepção assimétrica e os demais vieses cognitivos?

Um dos principais irmãos da ilusão de percepção assimétrica, dentro do nosso cérebro, chama-se viés do ator-observador.

Como o seu nome indica, esse fenômeno também é um viés cognitivo, de modo que tem uma forte aparência lógica e presença quase imperceptível no nosso dia a dia (pelo menos, antes de começarmos a estudá-lo).

O ator-observador narra a diferença que fazemos quanto a origem dos comportamentos das outras pessoas e também das nossas próprias atitudes.

Quando alguém que não gostamos chega atrasado no trabalho, é porque ela é desorganizada e desleixada. Quando somos nós quem chegamos atrasados, "o trânsito dessa cidade está cada dia pior, uma loucura".

Ou seja, os erros dos outros são cometidos por falhas internas, já as nossas são responsabilidade de agentes externos (o clima, o trânsito, o despertador que não tocou). Se gostamos da outra pessoa, permitimos tratá-la (e justificá-la) usando esse último parâmetro.

Segundo os estudos, podemos afirmar que a ilusão de percepção é uma das principais causadoras do viés de ator-observador. Este, por sua vez, permite que a ilusão nos proteja e, ainda, abre espaço para o viés de confirmação e o viés do ponto cego. Praticamente um combo dos vieses cognitivos.

Como a ilusão de percepção assimétrica afeta o seu dia a dia?

Seria muito mais maduro se nossas implicâncias tivessem ficado lá na terceira série, concorda? Infelizmente, a realidade é outra.

Mesmo no ambiente de trabalho, que teoricamente deveria ser mais contido e profissional, a ilusão de percepção assimétrica ainda se faz presente.

Quem nunca trabalhou com alguém de quem não gostava e absolutamente tudo o que fulano(a) fazia era motivo para pensar "nossa, ele(a) vive tentando chamar atenção do chefe", "que baita puxa-saco" e coisas piores…

Voltando para o exemplo do começo do texto, não era possível que as ações fossem tomadas com foco em fazer um bom trabalho ou os seus elogios fossem sinceros. Nós sabíamos a verdadeira intenção dele(a), escondida bem lá no fundo.

E se você é um dos iluminados que nunca na vida passou por isso, certamente já se deparou com pessoas mordidas pela ilusão de percepção assimétrica. Por vezes, elas se juntam em genuínos grupinhos (quase um Enviesados Anônimos) e destilam os seus pensamentos enviesados uns com os outros.

Certamente, essa não é a melhor das abordagens para o problema. Tal qual somos muito mais profundos e complexos do que qualquer pessoa ao nosso redor pode ver, assim também são os que nos cercam. Reafirmar isso é parte do processo de suavizar a influência dos vieses nas suas decisões - e quem sabe, fazer as pazes com aquela coleguinha da terceira série.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados