Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/12/2019 às 17:27 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é IBGE?

Quando se fala no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), talvez você se lembre de um dos principais estudos feitos pelo órgão: o Censo Demográfico, que apresenta um retrato detalhado da população. A verdade é que o IBGE é o responsável por diversos outros estudos, sendo o principal provedor de informações para o órgãos públicos e a sociedade.

O instituto é vinculado à administração econômica no governo e é composto por quatro diretorias e dois órgãos centrais. A atuação do IBGE cobre todo o território nacional por meio de uma estrutura de pesquisa e disseminação de informação.

Ao todo, são 26 unidades e divisões de Supervisões de Documentação e Disseminação de Informações. Além disso, há também 570 agências de coletas de dados.

Por que o IBGE foi criado?

O conceito de ter um órgão destinado à coleta de informações sobre a sociedade e o país já existem desde o período imperial. Em 1871, havia sido criada a Diretoria Geral de Estatística (DGE). Anos mais tarde, já durante o regime republicano e o registro civil de casamentos, nascimentos e óbitos, tais atividades se mostraram ainda mais necessárias e foram ampliadas pelo governo.

No início dos anos 1930, a instituição destinada às estatísticas foi dissolvida. Então, em 1934, criou-se o Instituto Nacional de Estatística (INE), mas que começou as atividades só em 1936.

Um ano depois, foi criado o Conselho Brasileiro de Geografia e que foi incorporado ao INE. Com a junção, os dois órgãos se transformaram no IBGE.

Missão

A principal tarefa do IBGE é de analisar o território brasileiro, saber quantos habitantes possui e em quais características, além de retratar a realidade econômica a partir dos registros de emprego e produtividade.

Hoje o IBGE é o principal provedor de dados sobre estatísticas para o país. A missão do instituto é de apresentar um retrato do país para o conhecimento da população, diversos segmentos da sociedade civil e o exercício da cidadania.

As funções do IBGE são:

  • Produção de análise e dados estatísticos e geográficos;

  • Coordenação e consolidação de informações estatísticas e geográficas e do sistema cartográfico nacional;

  • Estruturação e implantação de sistema de informações ambientais;

  • Documentação e disseminação dos materiais.

Como funciona o IBGE?

O IBGE divide a coleta, análise e consolidação de informações conforme os setores e critérios considerados para cada pesquisa. As pesquisas são feitas por meio de visitas (ou amostras de visitas) a domicílios e estabelecimentos periodicamente: a cada um ano, cinco ou dez anos, por exemplo.

Outras pesquisas são feitas a partir de dados dos registros administrativos, como o Registro Civil, e mapeamento, estudo e pesquisa sobre a geografia do território.

A atuação do instituto se divide em três grandes eixos:

1. Informações sociais, demográficas e econômicas

Neste setor se concentram algumas das pesquisas mais conhecidas e detalhadas sobre a população brasileira, que é o Censo Demográfico. Ele é feito a cada dez anos e é a base para demais estatísticas sociodemográficas extraídas a partir dele.

A cada cinco anos, é feita a contagem da população na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que coleta dados sobre moradia, rendimento, escolaridade e mão-de-obra. Outras pesquisas tratam sobre as vagas de emprego, orçamento familiar, assistência médico-sanitária e saneamento básico.

Sob o mesmo guarda-chuva dos dados sociodemográficos, são feitos estudos como o Censo Agropecuário, que avalia os estabelecimentos, divisão de áreas e utilização das mesmas, além da ocupação da mão-de-obra e tecnologia utilizada.

Do ponto de vista econômico, há pesquisas anuais sobre as atividades do comércio e indústria. Também é feito o acompanhamento dos índices de preços, que mostram o comportamento dos valores de produtos e serviços.

O cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços finais produzidos durante um período, é calculada a partir de dados do IBGE, juntamente com outras instituições.

2. Informações geográficas

É basicamente o mapeamento do território brasileiro. Os marcos definidos no terreno pelo IBGE são usados como referência para projetos de engenharia, estudos de geofísica e pesquisas científicas.

O instituto faz cartas topográficas e produz mapas a partir delas. Também é feita a atualização da divisão político-administrativa e de regiões, bem como pesquisas sobre solo, clima, geologia, fauna e flora e impactos ambientais.

3. Disseminação

Todo o acervo das informações estatísticas e geográficas do Brasil são disponibilizadas pelos canais do IBGE na internet e pelos setores de atendimento distribuídos pelas capitais e principais cidades.

A população pode ter acesso a publicações impressas, vendidas em livrarias, e eletrônicas, além da consulta às bases de dados do instituto.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados