Open Nav Logo Mais Retorno

Hi-Lo

O que é Hi-Lo?

O Hi-Lo Activator é um indicador de tendência, utilizado para avaliar negociações e ativos no mercado financeiro. O termo Hi-Lo está ligado às palavras do inglês high (alto) e low (baixo), e, basicamente, ele é usado para identificar se um determinado ativo apresenta tendência de alta ou baixa no seu valor.

Assim, poderíamos traduzir o termo Hi-Lo Activator como “ativador de altas e baixas”. Na prática o Hi-Lo Activator apresenta as tendências de valorização e desvalorização na forma de gráfico, que auxilia os investidores nas suas tomadas de decisão.


Como funciona o Hi-Lo?

 

O rastreador de tendências do Hi-Lo, como indicado anteriormente, funciona através de uma apresentação de gráficos, que indicam as tendências de valorização de ativos.

O indicador é apresentado por duas linhas, sendo que a tendência de alta é ilustrada na cor verde, enquanto, a baixa na cor vermelha.

indicador de tendência Hi-Lo

No gráfico, apenas uma linha é exibida por vez, abaixo ou acima do ativo, seguindo a sua tendência naquele momento.

Quando a linha inferior é exibida, o indicador Hi-Lo envia um sinal de compra e se presume que o preço daquele ativo está em tendência de valorização. Na direção contrária, quando a linha superior é exibida, o indicador Hi-Lo envia um sinal de venda, sinalizando que o preço do ativo está em tendência de desvalorização.

Como o gráfico é construído?

As linhas superior do gráfico são baseadas em duas médias móveis, ajustadas em um período para o futuro. A linha superior utiliza as máximas dos valores dos candles (dia, hora, minuto, mês) de ativos anteriores escolhidos para o cálculo. A linha inferior utiliza os valores das mínimas dos mesmos candles.

Diferentemente das médias móveis, no Hi-Lo a operação não tem origem no cruzamento de médias, e sim quando o preço de fechamento do ativo cruza a média exibida no momento.

A ocorrência de cruzamento no preço de fechamento do ativo e a média inferior representa o rompimento de um possível suporte, e leva a crer que o preço está em tendência de baixa. Com o cruzamento, o sentido do Hi-Lo é invertido, alterando a média exibida.

Caso o cruzamento ocorra sobre a média superior, é representado o rompimento de uma possível resistência, fazendo com que o sentido seja invertido e levando a crer que o preço esteja em tendência de alta.

Quais as principais utilidades do Hi-Lo?

O Hi-Lo é extremamente útil para investidores monitorarem as tendências de valorização dos ativos de seu interesse. Além disso, ele pode ser utilizado como referência para a criação de ordens stop loss, e assim, fornecer aos investidores pontos mais precisos para as ordens dessa natureza.

Ao fornecer números mais exatos para o trader, ele estará menos sujeito e vulnerável a mudanças repentinas no mercado e a análises subjetivas que podem levar à perdas em investimentos.

Uma boa disciplina de avaliação e negociação de ativos combinada com o uso do Hi-Lo e outras ferramentas de avaliação e geração de indicadores são muito úteis para investidores que desejam aprimorar suas técnicas e estratégias de investimento.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados