Última modificação em 26 de dezembro de 2019

Quem é Florian Bartunek?

Florian Bartunek tem uma trajetória proeminente no mercado de capitais. De estagiário a sócio do primeiro banco em que trabalhou, Bartunek se destacou pela gestão da carteira de investimentos de empresários renomados, entre eles Jorge Paulo Lemann.

A experiência de Bartunek o levou a ser o sócio-fundador e Chief Investment Officer (CIO) da Constellation Investimentos, uma asset de fundos de ações de companhias brasileiras, que já gerou resultados significativos.

Para entender ascensão de Florian Bartunek e qual sua importância para o mercado de capitais e na educação financeira, vale conhecer sua trajetória. Confira!


Vida Acadêmica

Bartunek se formou em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), em 1990. Foi neste mesmo período que ele começou a trabalhar no mercado financeiro.

Anos mais tarde, Bartunek passou a integrar o programa Harvard Business School - Young Presidents’ Organization (YPO), uma comunidade global de líderes de executivos que se destacaram em suas carreiras antes dos 45 anos. De acordo com a YPO, em 2019 a comunidade somava cerca de 28 mil membros, de mais de 130 países.

Florian Bartunek fez parte da YPO entre os anos de 2010 e 2016. Neste período, ele fez os cursos de Value Investing, da Columbia University, o Executive Program, na Singularity University e Behavioral Finance Program, da Harvard Kennedy School.

Ainda na área acadêmica, Bartunek foi professor do curso de Value Investing no Insper, em São Paulo. Ele foi ainda um dos organizadores e coautores do livro "Fora da Curva: Os Segredos dos Grandes Investidores do Brasil e o que Você Pode Aprender com Eles".

A obra foi lançada em 2016 e compartilha o aprendizado dos investidores no mercado financeiro.

Florian Bartunek é vice-presidente do Instituto PROA e integra os conselhos da Fundação Lemann, Fundação Estudar, Somos Educação e Revista Nova Escola.

Carreira de Florian Bartunek no mercado financeiro

Assim que começou a faculdade, Florian Bartunek começou como estagiário e atuou como analista de investimentos e operador do Banco Pactual (atual BTG Pactual). Mais tarde, entre as futuras atribuições ao longo de oito anos no banco, Bartunek foi chefe de research e gestor de todos dos fundos de portfólios e ações.

Um dos fundos gerenciados por ele foi o Infinity, que foi listado entre os mais rentáveis do mundo entre os anos de 1991 e 1996. Já o fundo Andromeda permaneceu em primeiro lugar no ranking de ações no Brasil ao longo de três anos.

Em 1999, foi um dos fundadores da Utor Asset Management para a gestão dos recursos de três grandes empresários e ex-controladores do Banco de Investimentos Garantia (atual Credit Suisse): Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Florian Bartunek ficou à frente da gestão dos ativos por quatro anos, até seguir para uma nova empreitada.

Ele também já foi diretor da área internacional da antiga Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid). A entidade passou por uma fusão com a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima) e elas viraram a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

Constellation Investimentos

Juntamente com o empresário Jorge Paulo Lemann, Florian Bartunek fundou, em 2002, a Constellation Investimentos, uma gestora de fundos de ações com foco em análise fundamentalista. Entre os sócios da asset está o fundo americano Lone Pine Capital.

A estratégia com desempenho expressivo com a Constellation foi de permitir o acesso de investidores externos e trabalhar com estratégias de ações long only (operação comprada com aposta na alta) e long & short (operação comprada ou vendida, com aposta na alta ou queda).

Atualmente o principal fundo de sua gestora é o Constellation Institucional FIC FIA, que já conta com mais de 20 mil cotistas e R$ 1 bilhão de patrimônio líquido.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

SESC – Serviço Social de Comércio

O que é o Serviço Social do Comércio (SESC)? É chamado de Serviço Social do Comércio (SESC) a instituição sem fins lucrativos mantida no Brasil com…

Veja outros termos