Última modificação em 21 de novembro de 2019

O que são os Fed Funds?

Para que se possa entender o que são os Fed Funds, primeiro é preciso conhecer um pouco da engrenagem bancária norte-americana, aplicada em grande parte do sistema financeiro internacional.

Sendo o principal “mercado de dinheiro” global, é ali onde vigora a taxa de juros básica da economia, a taxa dos Fed Funds, definida pelo Fed nas reuniões do FOMC. Ela é a referência para o custo de empréstimos em dólares, o que faz com que seja acompanhada pelo mundo todo.


Qual a relação entre os Fed Funds e a economia global?

 

É fato que a economia global crescerá menos em 2019 e nos próximos anos. Isso explica porque o Fed se ampara nos indicadores macroeconômicos antes de fixar o intervalo da taxa dos Fed Funds. Se ela não é reduzida a níveis suficientes para acomodar essa redução da atividade global, as empresas passarão a vender menos produtos e serviços.

Com os preços dos ativos “nas alturas”, qualquer sinal de fraqueza no comércio internacional acarreta uma onda generalizada de venda de ações e de títulos de dívida, pois o valor dos mesmos deixa de refletir os fundamentos.

A verdade é que os principais banqueiros centrais do mundo estão ficando sem opções para estimularem as suas respectivas economias, contando com um maior endividamento dos governos das grandes potências mundiais para compensar essa limitação.

Por que o mercado de Fed Funds enfrentou problemas de liquidez?

Os acordos de recompra

Até a crise de 2008, os acordos de recompra (“repurchase agreements” ou simplesmente “repos” em inglês) eram bastante comuns. Eles funcionam da seguinte forma:

  1. Um fundo com títulos do Tesouro norte-americano em carteira precisa de dinheiro para fazer novas operações;
  2. Uma instituição financeira se oferece para emprestá-lo e recebe em troca o equivalente em títulos do Tesouro;
  3. O fundo se compromete a recomprá-los no dia seguinte, por um preço ligeiramente superior, definindo a taxa de juros da operação (taxa de recompra).

O objetivo do fundo, nesse caso, é captar dinheiro ao menor custo possível, visto que a sua garantia (título do Tesouro) é o papel mais seguro do mundo. Por outro lado, para a instituição financeira, sua finalidade é rentabilizar os seus recursos no curtíssimo prazo, sem correr muitos riscos.

Em condições normais, a taxa de recompra se situa dentro do intervalo de taxas definido pelo Fed, ou seja, no intervalo estipulado para os Fed Funds.

A crise de liquidez

Com os programas de afrouxamento monetário implementados desde então, as operações de recompra caíram em desuso, dado que o Fed aumentou substancialmente as reservas dos bancos quando começou a comprar a grande quantidade de títulos que eles tinham em carteira.

Sem um mecanismo que as substituísse, os problemas ficaram evidentes em setembro de 2019. Durante dois dias, houve uma disparada nas taxas de recompra, chegando a quase 10%, quando comparadas com as taxas do Fed Funds, no intervalo entre 2,00% e 2,25%.

Como consequência desse evento, constatou-se que o nível de reservas exigido pela autoridade monetária não era suficiente para determinados dias, principalmente naqueles em que há o pagamento de impostos e o leilão de novos títulos do governo (que está aumentando a sua dívida pública).

Nessas ocasiões, não sobram instituições financeiras com reservas em excesso para emprestar, aumentando o custo do dinheiro.

O que dizem os contratos futuros de Fed Funds?

É no mercado futuro que os agentes econômicos “apostam” os rumos da política monetária.  Com base nas negociações que ocorrem ao longo do dia, o CME Group, empresa detentora de bolsas de derivativos, coleta dados para calcular a probabilidade que o mercado financeiro atribui, para uma determinada reunião do FOMC, de elevação, manutenção ou redução da taxa dos Fed Funds.

 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Fundo Fechado

O que é um fundo fechado? No universo dos fundos de investimentos existem diferentes tipos de classificação como renda fixa, imobiliários, multimercados e cambiais, por exemplo. Essa,…

Veja outros termos