Última modificação em 26 de outubro de 2020

O que é Fechamento da Bolsa?

Fechamento da bolsa é o horário em que as negociações da Bolsa param, que é às 17h. Diariamente, a abertura do mercado financeiro aos investidores da Bolsa de Valores funciona das 10 às 17h, mas, até o início deste ano de 2020, ela fechava apenas às 18h.

A mudança (que ocorre anualmente) diz respeito à chegada do horário de verão estadunidense e uma consequência dessa alteração é a reabertura do after market, que são os negócios acordados das 17h30 às 18h.

Essa preocupação com o horário dos EUA acontece porque, aproximadamente, metade dos negócios do Ibovespa são de investidores estadunidenses.

Além do Fechamento da Bolsa, que outros horários são importantes?

O horário das 9h30 às 9h45 é dedicado à anulação de ofertas de compra ou venda que porventura tenham ficado pendentes no dia anterior.

Depois do cancelamento, chega o momento do sistema registrar as ordens de compra ou venda (mas sem efetuá-las, o que só vai acontecer na abertura do mercado). A pré-abertura também tem duração de apenas 15 minutos. Embora as ações não sejam efetivadas neste momento, seus preços o são, por isso essa pré-abertura é igualmente importante.

Finalmente, às 10h, a Bolsa de Valores entra em funcionamento regular. As ações estarão sob o preço definido na pré-abertura, prontas para serem negociadas de acordo com as ofertas diárias. A negociação vai até às 16h55 até que ocorre o fechamento da bolsa às 17h, com exceção do mercado a termo, que perdura por mais 25 minutos.

A call de fechamento pode durar de 5 a 20 minutos e é conhecida também como leilão de encerramento, no qual só alguns papéis participam. Esses minutos finais até o encerramento do pregão, contribuem com uma maior transparência dos negócios fechados durante o dia.

O After Market é uma segunda chance para o investidor que não negociou entre as 10h e às 16h55, mas com limitações, como a possibilidade de apenas dois mercados — à vista e fracionário. Então se você quer investir em opções e ETFs (fundos de índice), por exemplo, o único horário é o da Negociação.

Diferente dos outros momentos, o After é dividido em dois: a primeira etapa começa às 17h25 e termina às 17h30, na qual ocorre o cancelamento de ofertas, e a segunda, das 17h30 às 18h, dedicado à negociação em si.

Qual a diferença entre o leilão de ações e o leilão de encerramento?

O fechamento da bolsa também é um tipo de leilão. Como diferenciar, afinal?

Leilão de ações

Serve como resposta automática às desvalorizações ou valorizações acentuadas no mercado, para controlá-las. Também aloca, com a participação das corretoras, todas as ordens feitas no Home Broker fora do horário de funcionamento da B3.

Assim, mesmo que você não acompanhe o fechamento da bolsa, faça seus investimentos normalmente e deixe-os sob os cuidados de uma corretora.

Leilão de encerramento ou fechamento

Movimenta apenas as ações que fazem parte de um índice da Bovespa. Inclusive, estima-se que a bolsa chega a negociar de 5 a 10% de todo o seu volume diário durante esses últimos minutos.

Geralmente isso ocorre porque existe um tipo de ordem de compra e venda no qual a negociação ocorre com o preço de fechamento ou a um percentual do volume total negociado no dia do ativo.

Termo do dia

Marketing Multinível

Se você não sabe o que é Marketing Multinível, está por fora de uma grande polêmica do mundo dos negócios. Confira!